sexta-feira, 18 de maio de 2018

O centro da vontade de Deus (E a resposta que eu preciso)

Da maneira como eu vejo, essa “força de expressão” muitas vezes usadas por homens de Deus, realmente não indica um lugar físico tipo um alvo de arco e flecha que ilustra esta postagem. Também não é onde você chega caminhando, de carro ou está em lugar, uma convenção, grupo de oração, na igreja, ou seja, não é um lugar em que possa se estar em algumas ocasiões, um lugar que você alcança por fazer determinadas coisas na obra de Deus. 
Não,  não é assim que se encontra o centro da vontade de Deus, mas sim em um firme posicionamento e disposição especifico de obedecer a Deus.
Esse posicionamento após estabelecido se fortalecerá apenas se estiver em comunhão completa e constante com Ele. É preciso         dispor-se firmemente  a isso, sujeitar-se, entregar-se a Ele pela fé.

Acredito que seria mais fácil compreender se alguém te dissesse simplesmente: “Obedeça a Deus!”
Devido ao tom imperativo da frase, faz com que ela soe mais como um mandamento podendo surtir menos efeito direto ao ouvinte, haja visto que os mandamentos e chamados a obediência a Deus temos muitos exemplos, mas “estar no centro da vontade de Deus” não existe na Bíblia.
Deste modo e de maneira bem simples de compreender; o centro da vontade de Deus é qualquer lugar onde você cumpre a vontade de Deus em Jesus.

Em João 15  Jesus diz; “Vos sois meus amigos se fazeis o que eu mando”.
Tornamos nos amigos de Jesus se fazemos o que Ele manda, se cumprimos a Sua vontade.
Todo aquele que cumpre a vontade de Deus já  está “no centro” de Sua vontade, então nossa única preocupação quando procuramos o centro da vontade de Deus deve ser:  “Farei a vontade de Deus!”

Ótimo, compreendemos assim o que é estar dentro da vontade de Deus ou no centro de Sua vontade!
Nesse momento surge outra questão:  Qual é a vontade de Deus para nós?
Bom, poderíamos dividir essa resposta em três partes;

1- A vontade universal de Deus em que Ele deseja que todos os homens sejam salvos:
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta:  Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” ( Jo 6:40 ).  Ou: “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade”. ( 1Tm 2:4 )

Se você chegou até aqui e tem Jesus como seu Salvador pessoal, então  já faz parte da vontade de Deus no que se refere a salvação, Glória a Deus por isto! Por outro lado se não O tem ainda em sua vida; então você deve saber agora que Deus tem um desejo especial para que Jesus possa te purificar de todo o pecado e que você possa viver uma vida abundante nEle.

2- A vontade de Deus para os salvos:
“Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus”. ( 1Pe 4:2 ):

“Admoesto te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador. Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade”. ( 1Tm 2:4 ).

 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. ( Rm 12:2 ).

Sim, você é salvo e em linhas gerais; de um modo bastante simples na compreensão: Deus tem um plano especial para nós dentro de Sua vontade. Ele estabeleceu princípios e preceitos aos quais fazendo uso destes, nossa vida espiritual possa crescer em graça, sabedoria, entendimento pleno, conhecimento da verdade e com isso poder experimentar a boa agradável e perfeita vontade de Dele! 
                                                                                                                                            
Bom, com certeza você deve estar se/me perguntando; e qual é a vontade especifica de Deus para minha vida? 
Essa questão eu não posso te responder,  pois a vontade de Deus especifica é diferente  para todos os homens, da mesma maneira em que as respostas de Deus podem vir de formas variadas e diversas para diferentes pessoas, não existe fórmula mágica,  entretanto posso te dar alguns indícios de onde você conseguirá estas respostas;

Pergunte diretamente a Deus em oração, mas espere a resposta:
"Ouve, Senhor, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me" "Meu coração disse para ti. Buscarei, pois, Senhor, a tua presença." (27:7-8).  “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento”. (Tiago 1.5-6)
Um pequeno detalhe; Quando você pergunta alguma coisa para Deus em oração, em seu quarto ou em qualquer lugar que seja, você simplesmente faz um monte de perguntas e fica um pouquinho em sua presença ? Ou acaba rápido a oração e sai logo de seu quarto? Embora não haja nenhuma garantia que Deus vá te responder enquanto você espera em Sua presença Santa, estar com Ele é prazeroso, abranda sua alma, te enche de paz e “abre” seu entendimento para que você busque o segundo meio de buscar as respostas para que você precisa:

Leia e estude  a Bíblia:
Leia mas sem tentar encontrar uma resposta em um versículo especifico, apenas leia, clamando ao Espírito que comunique a Sua verdade e lhe dê entendimento para compreender o que é necessário. Não deixe de aplicar aquilo que você aprende. Abrir aleatoriamente a Bíblia, não é uma boa maneira de obter respostas. O Novo Testamento é um excelente lugar para começar a buscar respostas as questões inquietantes que temos em nossas vidas.  Estude  diariamente meditando no que aquilo quer dizer no texto, tente transportar para sua vida; se você se encontra naquela situação e se diante do que está exposto existe alguma aplicação prática na sua vida.

Comunhão:
Em outro texto deste blog  Desigrejado mas servindo a Deus (Será?) eu relacionei a comunhão entre outras coisas como algo imprescindível para que nós crentes possamos crescer em graça, conhecimento, cultivarmos o amor e o serviço ao corpo. Eu não poderia deixar de dizer que Deus também nos fala através de irmãos e irmãs, homens e mulheres sérios, maduros na fé interessados nos bens dos irmãos. Deus proveu para sua Igreja homens prudentes, com sabedoria, discernimento e com o propósito  de edificar a vida de muitos irmãos.
Confessarmos nossos pecados, dividirmos nossas angustias, darmos graças juntamente com nossos irmãos, nos abre uma oportunidade de receber respostas que muitas vezes não conseguimos encontrar sozinhos.
Você vai em uma reunião onde um irmão te conta uma experiência ou vivencia que fala diretamente ao seu coração, mesmo que ele não saiba o que você  está passando. Isto é Deus agindo através da vida do outro.

Eu consegui  respostas desta maneira, talvez Deus também possa te responder assim, não sei, é Ele quem decide a forma e o tempo da resposta. Pode ser rápida, ou demorada, o tempo de Deus não é nosso tempo.
A única certeza que eu tenho é que se você buscar de todo seu coração encontrará todas as respostas as suas indagações para uma vida plena e cheia de seu Espírito.

Que Deus abençoe todos nós !




Nenhum comentário:

Postar um comentário