sábado, 19 de maio de 2018

Por que nossas orações não são respondidas?





Sim é verdade, todos nós cristãos temos orações que não são respondidas, pelo menos de imediato ou no tempo em que gostaríamos.
Quem não gostaria de ter todas as suas orações e pedidos respondidos por Deus, e o melhor em nosso tempo?
Por mais que você se dedique incessantemente a buscar uma resposta a uma oração, por muitas vezes ela não chega. 
Quantas vezes após orar antes de dormir eu literalmente virei a noite “fritando na cama”  (virando de um lado para o outro) orando em pensamento e nada adiantou? Nesse caso até houve perseverança de minha parte, mas  não era o tempo de Deus para a resposta.
Se analisarmos friamente, de certa forma a oração não respondida nos aproxima de Deus em perseverança, nos fortalece a fé pois cada vez que buscamos a Deus, buscamos porque temos a esperança de que Ele nos atenderá.

Muitos dizem: “Eu não tenho fé”. Mas buscam a Deus em oração, a essas pessoas eu diria: Claro que você tem fé, se não tivesse não estaria buscando a Deus, e o melhor, ao Deus verdadeiro!
Sim porque a fé é inerente ao ser humano, é possível ter fé até um deus de barro, de papel, uma estátua muda e surda  que não pode nos ouvir.

O homem tem a busca de descobrir o sentido da vida, então aplica sua fé em forma de esperança em qualquer coisa que possa dar sentido a as suas indagações.
Quando aplicamos nossa mesmo que pequena fé no Grande Deus verdadeiro, o nosso mundo espiritual pessoal começa a ser modificado.

Então eu quero dizer na maioria das vezes o problema de nossas orações não serem atendidas, não está em nossa falta de fé mas de onde aplicamos nossa fé.
Por exemplo; Se eu aplicar a fé em minha resistência física em orar, estou colocando a fé na força de meu corpo ser perseverante, aguentar várias horas orando, e não aplicando a fé em Deus, nesse caso eu tenho fé em mim mesmo, ou fé na fé!
A perseverança em insistir na presença de Deus deve ser combinada com a certeza que existe uma comunicação com Ele, mesmo fique em silencio você tem a certeza de que Ele está te ouvindo.

Supondo então que agora  já não temos duvidas que possuamos pelo menos um pouco de fé e que ela esteja sendo  esteja sendo aplicada no Deus verdadeiro, e que possuímos alguma perseverança em permanecer  diante de Deus, quais seriam os outros impedimentos para que nossas orações não sejam atendidas?

Oramos pelas coisas erradas:
“Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”
.(Tg 4:2,3)

Interessante, primeiro Tiago diz que não pedimos e logo após ele diz que se pedimos, pedimos mal para gastarmos com nossos deleites.

É um fato, no geral pedimos muito mal: “Senhor me dá saúde, quero pular carnaval ano que vem!” Exagerei, né?
Essa é um pouco menos forçada: “Me faça ficar rico para ajudar os pobres!”
“Me transforme em um homem espiritual pois quero ser promovido no ministério!”
 Fico imaginando os tipos de orações que Deus deve ouvir todos os dias, ainda bem que Ele Deus, porque se fosse  homem como nós perderia a paciência rapidinho, principalmente se a pessoa for perseverante na oração, rsrsrsrsrs. Usei exemplos toscos, esdrúxulos, mas olhem; devem haver muitas pessoas fazendo tais pedidos.

Pedir mal, ou pedir coisas boas e licitas com a motivação errada impede que Deus atenda nossas orações. O pior é tentar esconder a intenção do coração a Deus quando se faz um pedido destes, como se Deus pudesse ser enganado ou não estivesse vendo nossas intenções.

Também é bastante claro  que muitas pessoas fazem pedidos que Deus não  atende porque estão sendo ensinadas erradas nessas igrejas pregadoras de prosperidade.
A pessoa “aprende” que Deus dá tudo o que pedimos, ou que tudo é licito pedir. Assistem encenações teatrais que não correspondem a realidade do que é ensinado no NT e acabam crendo que aquilo tudo é verdade.  Essas “igrejas” ensinam que Deus está ai para nos servir e não ao contrário, os fieis acabam entrando nessa de pode usar o poder da oração para satisfazer todos os seus desejos. Muitas  destas pessoas são simples, sem maldade,  acabam sendo manipuladas por esses lobos até o dia em que desistem do “evangelho” e do “deus” que não atendeu suas expectativas.

Devemos orar segundo a vontade de Deus, especificamente pelo que precisamos:
E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.
(I Jo 5:14,15) Orar segundo a vontade de Deus é orar de acordo com ao que está expresso na Bíblia. Conhecer bem a Palavra e sua aplicação  é um grande passo para orar em conformidade com o desejo do Pai.

 Essa é uma parte que todo cristão tem que trabalhar, confesso que muitas vezes não tenho sabedoria suficiente para discernir se estou ou não orando de acordo com a vontade de Deus, mesmo que meu desejo seja licito, a tendência natural do ser humano  é sempre orar de acordo com sua vontade.

Reconhecer a resposta de Deus

Mesmo que  um pedido de oração seja legítimo,por motivos que dependem apenas de Deus ele poderá não ser atendido. Por exemplo: estou na igreja "A" e a igreja "B" precisa de mim  ajudando no trabalho, oro a Deus buscando respostas e nada acontece. Simplesmente pode ser que a vontade de Deus seja que eu permaneça onde estou pelos motivos que só Ele conheça hoje. Poderei mais adiante eu saber porque Deus me manteve ali na igreja "A" naquele momento. Nesse ponto entra a sabedoria de reconhecer com fé a não resposta como uma resposta da parte de Deus.



A oração não respondida nos leva a reflexão:

Em alguns casos a oração não respondida pode ser um dos meios que Deus utiliza para nos levar a reflexão do caminho que estamos trilhando. Não necessariamente significa pecado, mas pode significar que o caminho escolhido nos afasta do desejo que Deus tem para nós. Mais uma vez, mesmo que o desejo seja licito, se não foi o a caminho que Deus traçou  pode exigir uma reflexão de que ponto estamos em relação a vontade de Deus.



“A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua. Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá;” ( Salmos 66:17-18)

Em outros casos uma purificação pode ser necessária, um pecado ser confessado e abandonado com uma comunhão restabelecida em duas vias, você ora e tem a certeza que Deus está ouvindo.



Nada é tão surpreendentemente bom quanto ter uma oração respondida e existem promessas maravilhosas na Bíblia do que Deus pode  concretizar se estamos com Ele em comunhão; se crescemos no conhecimento e sabedoria, sabemos como achegarmos a Ele e podemos orar com confiança que pedimos segundo Sua vontade.

É um processo que pode até parecer complicado, mas que torna se simples quando nos abrimos a Ele e clamamos por entendimento de Sua vontade e sem resistência nos colocamos em Suas mãos.



Que o Senhor nos dê entendimento e paz!

Nelson Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário