domingo, 15 de julho de 2018

O que pregaremos ao mundo?













“Evangelho”

Uma palavra de origem grega que significa “Boas Novas ou Boas Notícias.”
Segundo o dicionário é  o “conjunto de ensinamentos de Jesus Cristo” que estão inseridos no Novo Testamento. Aquele que evangeliza leva então as boas novas aos homens.

Muitas vezes tenho me perguntado qual é a mensagem que temos levado aos homens, se são as boas  novas para uma vida apenas futura ou boas novas para uma vida abundante, não de bens mas de paz e hoje.

Quando eu tive a percepção da eternidade; de uma vida eterna no paraíso, muitas coisas deixaram de fazer sentido pra mim, abandonei muitos planos, muitas paixões materiais. Uma delas era minha paixão insana por carros, trabalho, dinheiro entre outras coisas. Comecei cultivar outros valores; espirituais e de relacionamento que até então eu nem me preocupava. A partir  desta percepção comecei dar mais valor a Palavra, a família, amigos, pessoas e relacionamentos.

De certa forma foi bom porque muitas coisas começaram a fazer mais sentido, por outro lado o mundo que fazia sentido até então ainda continuava ao meu redor sem que eu pudesse me afastar totalmente dele. Todos precisamos de trabalho, dinheiro, casa, objetos materiais para mantermos nossa vida aqui nesta terra até que chegue a eternidade.

Hoje vemos muitos pastores pregando um mundo totalmente aqui e agora, um evangelho material com sua teologia da prosperidade que só faz decepcionar pessoas com o “anti-evangelho” inalcançável, não bíblico. Algo que afasta as pessoas do Deus verdadeiro, que as apresenta um deus que não existe.

Por outro lado se pregamos um mundo totalmente espiritual no futuro, no porvir, isso poderá fazer bastante sentido para quem estiver em seu leito de morte ou bastante idoso, ou ainda que tenha maturidade espiritual suficiente para compreender as coisas. Entretanto talvez essa pregação não faça sentido a aquele jovem adolescente que tem a vida toda cheia de sonhos pela frente, ou a aquele pai que precisa pagar as contas amanhã.
Se o fato de  não apresentar as soluções que as pessoas precisam através da pregação é questionável em alguns casos, piores ainda são as pregações teológicas.
Sejam de quais tipos forem tais pregações poderão fazer muito bem aos que gostam de  estudar teologia, mestres, professores e lideres na igreja porém não acrescentará nada a quem ainda não conhece a Jesus.
Certa vez levei uma jovem não convertida a igreja, o pastor  pregou por uma hora sobre o o monergismo, homem caído, depravação total, morte, condenação, pecados específicos e conceitos de sua linha teológica. Foi a pior coisa que eu fiz. Após o culto ela me disse que o pregador era muito chato e homofóbico e que ela não havia entendido nada além disso. Sinceramente eu tive que concordar com a jovem, nas partes que eu não bocejei estava me perguntando onde esse tipo pregação levaria.

Sim, o pecado, inferno e a perdição eterna são reais e não se pode deixar que as pessoas vivam na ignorância, mas não creio que seja a melhor maneira apresentar Jesus como solução.

Alguém acredita que um jovem com toda a vida pela frente está pensando mesmo em eternidade ou morte não planejada?
Ou que um pai de família desempregado cheio contas pra pagar na segunda-feira achará sentido em um mundo que pra ele naquele momento é apenas "faz-de-conta" num futuro distante? Ou o doente precisando de um tratamento caro e urgente que não pode pagar, está mesmo pensando em morrer sem antes tentar viver?

O jovem precisa do Evangelho que responda seus anseios, duvidas e conflitos próprios de sua idade. Ele precisa de algo que o ajude a encontrar as tantas respostas que ele busca. O pai precisa descobrir como ele cobrirá todas as contas que ele tem que quitar. O doente precisa curar suas enfermidades, ou seja,  cada qual com seu problema precisa de uma resposta especifica.
Oras, o Evangelho além da vida eterna, também contém as respostas que enchem o coração de paz assim como também contém a esperança de milagre para o aflito.

O que é que tem em comum entre o jovem adolescente, o pai desempregado e o doente? O que eles precisam?

Todos precisam de respostas que só podem ser encontradas no Evangelho, nas Boas  Novas, nas palavras de homens que pregam o Consolador que dá paz, entendimento e esperança que se traduz em fé!

Sim, o nosso mundo não é aqui, mas não posso mensurar qual seja a importância pregar a eternidade para o depressivo, para o drogado, para o que sofre. O que adentra a porta da igreja o faz para encontrar uma resposta hoje e não num futuro distante. A pessoa que adentra por esta a porta precisa encontrar respostas e fé!

Eu digo  como cristão que é preciso ter sensibilidade para entender os diferentes estágios de espiritualidade (ou falta dela) das pessoas que buscam a igreja como portadora da Palavra de Deus e do Evangelho verdadeiro. O que elas do que elas podem encontrar. Todos os que se achegaram a Jesus encontraram alguma resposta, gostassem ou não, entendessem ou não, creio que ficou em cada um deles um questionamento interno e reflexão do que ouviram.
Pessoas chegam (pela fé) a igreja em busca de uma resposta possa sustenta-las de alguma maneira.
A resposta que eles precisam é ver a fé despertar a partir do Evangelho da boca dos que propõe a prega-lo.
Enquanto um pastor prega sobre a condenação eterna, elas pode estar pensando: “Eu não preciso da ameaça do lago de fogo, da eternidade no futuro, eu preciso que Jesus me diga o que fazer hoje e eu preciso ter fé para crer nisso.”

As pessoas precisam ver a fé,  amor e o próprio Jesus nos que se dizem cristãos e nas igrejas que apresentam o Evangelho.

Confesso que já falhei muito nesse aspecto, houve épocas em que eu não estive mais firme do que um prego na areia. Isso ocorre também com todas pessoas que estão interessadas em pregar o Evangelho, cristãos genuínos que querem servir a Deus, sejam pastores ou não, todos nós que queremos servir e muitas vezes falhamos na fé procuramos as desculpas; problemas pessoais, de trabalho, stress, saúde, etc, etc. Porém nenhum motivo é suficientemente aceitável diante de Deus do que o próprio erro em falhar na fé.

Se nos encontramos nessa situação, isso é mais um motivo pelo qual devemos buscar a fortalecer nossa fé ao ponto de não ser abalado por um mundo caótico, doente e onde possamos ser portadores de esperança, fé e milagres a aqueles que necessitam.

"Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam" (Heb. 11:6).
Crer que Deus existe pode ser uma palavra jogada o vento quando não se tem fé, não basta crer em Sua existência, a dinâmica  da relação ocorre quando realmente se acredita que Ele pode fazer algo a aquele que se aproxima.

Como pode um incrédulo crer nessa dinâmica se nós não os animamos com nossas vidas e testemunhos a buscar uma relação sincera com Deus? Temos uma fé inabalável que possa sustentar a nós mesmos e a outros que precisam?

A verdade é que  ninguém pode dar o que não tem... Se não temos então que busquemos ter, sejamos o que Deus quer, construamos uma fé inabalável e uma consciência do evangelho tão plena que possa nos encher e transbordar a ponto de encher outro copos. Gosto daquela imagem onde se coloca uma pirâmide de taças com uma superior no topo onde essa é a primeira a ser cheia, e sendo cheia, vai enchendo as de baixo.

Só podemos dar o que temos:

"Pedro, porém, disse: Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!" At 3:6

Que cena fantástica!!! Fico imaginando o homem coxo olhando Pedro e ele como se fosse um super herói nesse momento lançava sobre o homem algo como um "shuriken de poder" (estrelinha ninja)  e o homem pulou quase como um artista marcial sem apoiar nas mãos ficando de pé! Um "raio poderoso" o  atingiu e ele foi curado!

Bem, não foi assim que eu creio que aconteceu, eu apenas quis dar um ar de filme de Jackie Chan aos fatos, rsrsrs. Creio que com toda calma, mansidão mas com uma voz cheia de autoridade sem gritar ou fazer espetáculo ele disse; "Levanta te e anda!" De qualquer maneira mesmo sem pirotecnia foi fantástico do mesmo jeito.

Não, não estou dizendo para sairmos por ai fazendo milagres, (se bem que não seria nada ruim) estou dizendo que temos que ter algo a oferecer a aqueles que nos pedem. Se não temos então teremos que conseguir, nos encher com o poder do Espírito Santo para poder dar a outros.


Eu já tive o grande privilegio de "receber a fé" através de pessoas onde eu não vi crise alguma abalar. Pessoas  firmes, fortes, suficientemente confiantes em Deus para que pudessem me consolar e transmitir uma mensagem do Evangelho a qual eu pudesse realmente crer. Por essas pessoas seguidoras do Mestre; eu agradeço a Deus!
"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mt 5:14-16


E meio a tanta desilusão, descrença, falta de amor e compreensão; em um mundo irremediavelmente perdido, que nós todos os que nos denominamos cristãos possamos ser portadores de uma mensagem e Evangelho vivo pela fé, verdadeiro e eficaz o suficiente para preencher o coração do todos os que necessitam de consolo e paz!
Que nós busquemos e possamos ser cheios do Espírito e dessa maneira nossas vidas sejam como um copo cheio que carrega a Água que mata a sede e vivifica os corações ansiosos por uma resposta. Que Jesus em nós seja essa resposta a todos que sofrem.

Que Deus nos abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário