quarta-feira, 16 de maio de 2018

Desigrejado mas servindo a Deus (Será?)


IGREJA = “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos num só lugar.” De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.” (Bíblia - Atos Capitulo 2)


DESIGREJADOS = “E todos os dias sentados em suas cadeiras em frente o pc e smartphone debatiam incessantemente na internet via mídias sociais, falando mal de todas as denominações e seguindo seu lideres virtuais de VocêNoTubo  que não congregavam em lugar nenhum.
 E seguiam também dizendo os tais que; antes eram da denominação “y” mas sairam porque  a igreja cobrava dízimos e ofertas, era como se fosse um clube, o pastor ladrão e falador apontava lhes os pecados e por isso não iriam mais. E divulgavam pelo mundo que não era mais necessário partilhar o pão, a ceia, o amor e a doutrina que fora ensinada em Atos no começo da Igreja, agora bastava dizer que ao crer em Jesus, todo ensino e comunhão caíra por terra porque as igrejas estavam todas erradas." (FaceTube- Capitulo X verso 1 em diante)

Na verdade os que se dizem desigrejados na maior parte das vezes não compreendem o verdadeiro significado do que é uma igreja, ou seja; o conjunto de crentes; corpo de Cristo ou assembleia de salvos por Deus através de Jesus e não umas simples placa, denominação ou prédio onde reúnem se pessoas.
O significado e a compreensão do que é uma igreja perdeu o sentido com o passar dos tempos, o termo  foi associado apenas a um local físico, a uma denominação, e Igreja definitivamente não é DENOMINAÇÂO.

"Não vou a igreja pois ela está toda errada." Sim é uma verdade parcial; muitas “igrejas” no âmbito geral (prédios, denominações e assembléias) são verdadeiros clubes, pontos de encontro, casa de câmbio, matadouro de ovelhas, bem como alguns que se dizem pastores são lobos em pele de cordeiro, adúlteros da Palavra e trapaceiros, sim, é tudo verdade, infelizmente.
Por outro lado também é verdade que existem ainda igrejas locais que pregam a Palavra de Deus. O problema é que  de uns tempos para cá está se formando uma horda nômade, infelizmente com cristãos até sérios em suas convicções que se denominam “desigrejados” rejeitando até mesmo as igrejas sérias.

Se analisássemos o termo "igreja" como ele se apresenta até que a palavra "desigrejado", faria algum sentido, pois a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek, que significa para fora, e klesia, que significa chamados, ou seja, a igreja fora do templo.

No entanto  esse  não é o único significado  do termo igreja pois "ekklesia" foi a principal assembléia do povo na antiga Atenas. Uma a assembléia popular, aberta a todos os cidadãos do sexo masculino logo que se qualificassem para a cidadania. Desse ponto de vista quem estivesse fora da "ekklesia" não era participante da assembléia.

Vemos então que se por um lado igreja significa "chamados para fora", por outro significa uma reunião, uma assembleia. Não dá para caracterizar igreja como algo fora de um templo físico apenas, na ekklesia tem que obrigatoriamente haver uma reunião de pessoas, sendo assim; Igreja é o ajuntamento de crentes em Jesus reunidos em seu nome, onde quer que estejam, não importa o local muito menos o nome que se dê a esse local, pois Jesus se sacrificou pelas pessoas e não por um templo ou nome algum, ponto..

Nesse contexto, o desigrejado é alguém que está fora da reunião, fora da assembléia, que não participa da reunião dos santos, um ajuntamento conhecido como igreja local justamente por este se dar em um espaço físico com um nome de denominação qualquer... A principal compreensão que tenho é que muitos dos desigrejados (nem todos) não está apenas fora do templo, mas está fora também da assembléia do corpo de Cristo.
Em geral o desigrejado compreende igreja apenas como um local e não como um ajuntamento, uma assembléia onde se reúnem os cristãos.

Igreja tem o sentido de corpo e não templo, então se eu sou um crente eu não posso ser um "desigrejado" pois neste caso estaria fora do corpo.

As criticas na maioria das vezes são contra a "igreja instituição" e é claro, os apóstolos não nos deixaram uma igreja institucionalizada, templos, liturgia, governo próprio, grupo de louvor, etc, etc, etc. Também é verdade que algumas igrejas locais falham muito em pontos considerados básicos; corrupção, enriquecimento de seus lideres, escândalos diversos, ai a tendência é se "desigrejar". Existe uma generalização combinada de auto-suficiência com independência no modo de agir, divergente do que a Bíblia diz ou recomenda.

Veja, isso não é uma crítica e sim uma reflexão. Me converti através de um trabalho de evangelismo Batista, o qual eu só vi uma vez. Entrei no teatro onde eles cantavam, ouvi as musicas, li folheto em casa, fiz a oração e me entreguei a Jesus... Sem nenhum tipo de encaminhamento, fui para um  grupo de cristãos que eram uma igreja, mas que não sabiam o que eram, pois não batizavam, não partilhavam o pão, não se achavam membros do corpo. Isso gerou  em mim muitas dúvidas que demoraram anos a serem sanadas, acabei descobrindo que as pessoas de um modo geral não sabem o que é ser igreja.

Posteriormente já membro de uma igreja local, vi me  desiludido como ela se apresentava; com suas falhas sistemáticas e generalizadas, porém depois de muito lutar contra tudo que se apresenta de ruim nesse sistema, eu me conscientizei que se é ruim estar na igreja local com todas essas falhas, é muito pior estar sem nenhuma igreja (irmãos) para congregar. É muito difícil congregar fora de uma igreja local institucionalizada, a não ser que você encontre pessoas dispostas a se reunir, pessoas que tenham o real entendimento do que é ser igreja. Eu até que tentei e ainda tento, mas como as pessoas que se reuniam comigo eram de denominações diversas, a bagagem doutrinária de cada um acabou pesando e o grupo que congregava durou pouco. Não adianta impor a Bíblia como guia quando a doutrina humana e as regras dos estatutos obscureceu o entendimento da maioria dos crentes. Vejo isso acontecendo direto, não apenas em simples membros mas até mesmo em lideres. Creio que se fossem pessoas fora de igrejas institucionalizadas com a compreensão do que é ser igreja,  reunir se apenas no nome de Jesus, poderia haver chance de dar certo, no meu caso não deu, as pessoas em geral não entendem o conceito IGREJA (como corpo de Cristo na terra).

A ideia de que você pode amar a Deus e ainda sim não participar da igreja  tem se tornado bastante comum nos dias atuais, porém, isso é verdade? O que realmente se esconde por trás deste novo conceito de estar "desigrejado"?

O desejo de não dizimar e ofertar? (não acredito no dizimo como é pregado em alguns lugares ou que mesmo seja para os dias de hoje,  porém creio na oferta voluntária, espontânea sem coação)

Acha que a igreja é imperfeita?

Não gosta da pregação?

O medo de ter que servir seus irmãos?

Não quer ser pastoreado ou que ninguém “se meta" em sua vida?

É suficientemente inteligente e sábio para aprender diretamente de Deus sem nenhum mestre?

Não gosta de como o pastor expõe a Bíblia e a correção? (isso também não é muito comum, mas ainda acontece em igrejas sérias)

Seu desejo de independência para ir aos cultos quando lhe der na telha sem ter ninguém lhe “cobrando?”

Você mora em um país onde não exista igrejas cristãs ou há perseguição? (porém ainda assim existe uma solução, você pode formar uma igreja com irmãos próximos. Me envie uma mensagem eu quero orar por você)

A igreja é muito longe ou você não consegue ir por limitações físicas? (me envie uma mensagem, quero orar para que a Igreja vá até você)

Quais motivos esses cristãos tem para não querer ir (ou ser) uma igreja que esteja dentro dos padrões bíblicos?

Eu também gostaria que a igreja fosse mais simples como  no passado, menos dependente de instalações, mas entendo as dificuldades atuais. Creio que hoje seja muito difícil nas grandes cidades congregarmos como fazia se na igreja primitiva, porém biblicamente, basta alguns estarem reunido em nome de Jesus e já temos uma Igreja (Corpo)

Gostaria muito de não depender de estrutura alguma ou instituição denominacional para congregar com meus irmãos; partir o pão a doutrina, os ensinamentos apostólicos e de Cristo, mas nos dias atuais sem contar com uma estrutura organizada torna se difícil esse desejo. A dificuldade dos horários, espaço físico, locomoção, principalmente a insubordinação de muitos e falta de sujeição a Palavra de Deus, faz disso uma missão quase impossível.
Na época dos apóstolos, existia uma liderança inquestionável, onde todos se submetiam e compreendiam o que estava acontecendo ali, hoje em dia; quem tomaria o papel ou quem designaria os lideres para as igrejas locais? Os desigrejados e igrejados aceitariam ou questionariam?

Vivemos em um mundo em que cada dia as pessoas são menos tolerantes com as outras e de modo geral vivem em um mundo egoístico onde apenas os seus próprios valores são relevantes, onde suas necessidades e anseios particulares são mais importantes do que tudo, inclusive a obra de Deus e "a grande comissão".
De certa maneira a igreja local como instituição colocou "uma certa ordem" nisso (mesmo que não corresponda exatamente ao ensino bíblico) com a figura do pastor, estatutos humanos e a hierarquia de governo. O governo é questionável, é verdade, as paredes lançadas sobre alicerces errados e entre os problemas insolúveis: Explicar que um pastor é um vocacionado, um homem com um dom especifico que trabalha para Deus e NÃO É uma profissão assalariada com requisitos da lei CLT, que não precisa de seminário teológico, que acima dele deve haver um "mestre Paulo" ensinando, que deve haver mais  pessoas pastoreando com ele; que presbíteros, anciãos, bispos devem atuar segundo os ensinamentos de Atos 17 pastoreando e cuidando da igreja. Praticamente é impossível que uma igreja moderna aceite isso...E eu nem falei do dizimo, rsrsrsrs. Seria uma perda de tempo tentar tratar esses assuntos na igreja local denominacional, você só arrumaria confusão. Por este motivo algumas vezes é necessário ficar calado. falar "com jeitinho" estando PLENAMENTE respaldado pela Palavra ou "mudar de igreja" para outra mais próxima da Bíblia. Mudar sua compreensão de igreja uma vez que iluminado pela luz da Palavra e do Espirito, é impossível!. Eu sei que muito, muito difícil estar em um lugar onde cultuar fere o que vc acredita,  por isso comece a cultuar em seu coração, na sua casa, com sua familia, até que Deus indique o local onde vc deve estar cm os irmãos. 

Meu trabalho em favor da Igreja não se refere a denominação, mas sim em falar do que eu creio a aquelas  pessoas que não conhecem Jesus; Do sangue derramado em favor de nós,  do amor de Deus e do Evangelho a entes que estão fora da igreja local. Eventualmente posso e devo colaborar onde estou inserido desde que isso não vá contra minhas convicções e crenças pessoais. Um dia eu darei conta a Deus do fiz e não poderei colocar a culpa na igreja ou no pastor dizendo; "eu fiz porque a igreja ou o pastor mandou." Não, isso não é desculpa e você que é pastor ou membro de igreja, crente que faz coisas que vão contra suas convicções alicerçadas na Palavra, dará conta de seus atos e não adiantará colocar culpa em seus lideres.

Spurgeon disse: "Naquele dia milhares de pastores irão para o inferno com os crentes seguindo atrás." Aterrorizante não? Só que não, a impressão que eu tenho é que ninguém busca saber ou discerne se  pastor é um simples coach da auto ajuda ou alguém que cuida da ovelhas. "Adoradores de homens!

Então basicamente é o seguinte: "fé cega = faca amolada"... Participe de uma igreja, siga a consciência que o Espírito te dá e o direcionamento da Bíblia, o que a denominação pede vem em outro plano, de modo algum qualquer denominação que seja está acima da Palavra de Deus, mesmo que o pastor diga que ele é o "ultimo profeta". Vc deve dizer: "Afasta de mim tu que pregas outro evangelho "(Gal 1:8-11) Como o tal não sairá, sai vc da presença dele sem alarde e ore pelos que ficaram...

Então por tudo que eu disse antes, voltando a congregação; é óbvio que esses padrões extrapolam o que seria correto, todavia sabemos também que para que possa funcionar; é necessário que hajam certas regras, se as regras estão erradas e não podem serem modificadas por razões institucionais, não existe muita escolha; ou você fica ou sai.  Se você fica, não é correto contestar a autoridade desta denominação, você deve sair se a sua discordância é maior que a concordância e formar seu próprio núcleo, ser Igreja com outros irmãos e não ficar sozinho, "desigrejado".

Para muitos é difícil enquadrar se nesse governo eclesiástico com essas distorções,  porém se nos submetemos a ele para não ficarmos fora da comunhão dos irmãos, temos que acatar esses regulamentos.
Obviamente não deves entrar em discussões  que não me levariam a nada, apenas  ouvir, amar estes irmãos  e compreender que as diferenças que eles tem de vc, vieram de uma doutrinação a qual não se deram conta. O irmão é evangélico de denominação x, só conhece um lado da moeda, para ele a moeda só tem "cara", não posso culpa lo. Fazer mais o que? Muda los eu não vou, somente Deus pode.

Passei por três seminários de visões diferentes para descobrir que não precisava ter feito nenhum, se eu pudesse dar um conselho a alguém é: Não faça seminários Teológicos sem entender pelo menos um pouco de filosofia e a compreensão da formação do pensamento... Os  três tinham divergências entre si e entre a Bíblia, justamente por inserir estatutos humanos, tradições denominacionais misturados com a sua visão doutrinária da Palavra. Como não existem três verdades; se tivesse me questionado mais, aplicado a estudar e a analisar a Bíblia como deveria, tendo buscado a resposta unicamente em Deus, teria sido muito mais útil e teria economizado muito dinheiro feito um curso mais util.
A Bíblia é um livro relativamente simples de entender a quem se aplica no estudo. Complica la moldando ensinamentos a estruturas de governo, "traduzindo" e torcendo os ensinamentos aos irmãos, é o que fazia a igreja Católica na época de Lutero, e o que fazem hoje com o Protestantismo de Lutero.

Aqui um conselho aos jovens; Meu filho me perguntou ainda hoje: "Pai qual é a esposa, mulher de Deus eu devo escolher; qual denominação ou segmentação: católica, protestante, evangélica ou cristã"?

Resumindo bem a resposta (porque seria muita longa) eu lhe disse: "Deve escolher uma que leia e creia na Palavra de Deus, seja praticante de boca e ações, mulher (no caso das irmãs, homem) essa disposta a mudar de rumos ao ser iluminada por Cristo." 

Um crente sincero de coração que estuda o Novo Testamento, a Igreja primitiva, as recomendações de Paulo, verá que quase nada do que está escrito está sendo cumprido, desde os dons ministeriais até a forma de administração e governo, porém infelizmente isso é geral, não acontece especificamente em uma ou outra igreja. Estar disposto a aceitar essa iluminação te deixará mais próximo a irmãos com o mesmo objetivo.
  
"E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função"
.Ef 4:11-16

O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

Como conseguir esse pleno conhecimento, aperfeiçoamento e plenitude espiritual  vivendo uma vida solitária fora, longe da presença de outros santos irmãos?

Como deixar a meninice e a inconstância e fugir dos ventos de doutrina (desigrejados?) sem fazer parte do corpo cujo o cabeça é Cristo?
“Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”

O
salvo em Cristo é chamado ao sacerdócio, é a composição da igreja em um santo trabalho e sacerdócio para o serviço de Cristo.
A Bíblia é repleta de chamados a participarmos do corpo:
 “Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.”(1 Pd. 2: 5)

Ou: “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função,
assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.”
(Rm 12: 5)

Poderia também citar;   “Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.” (Ef 4 : 25)
Só para terminar; “Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. (1 Coríntios 12: 27)

Percebem? Minha pergunta é:  Como posso eu ter aceitado o chamado de Jesus e conscientemente rejeitado ser parte do corpo em que Ele é o cabeça? Conseguem enxergar uma contradição, um contrassenso?

Se a Bíblia é a Palavra de Deus e  nós a obedecemos e  cremos em seus ensinamentos somos amigos de Jesus pois fazemos o que Ele pede: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. (João 15)

É biblicamente impossível você ser um cristão que quer crescer em entendimento rejeitando fazer parte do corpo de Cristo. Os mandamentos são: ama a Deus em primeiro lugar e depois a teu próximo, Tem também; como pode amar a Deus que não vê se não ama nem a seu próximo que vê?
Como alguém consegue amar a Deus sem amar as pessoas que pertencem à família que Deus lhe deu? Quem são seus irmãos? Como separar o amor a Deus de seu amor aos irmãos?

Concluindo, dificilmente alguém consegue amar aos irmãos deixando de lado da comunhão e a participação no serviço do corpo, sem participar da assembleia ou do ajuntamento de irmãos em nome do Senhor.
"Mesmo desigrejado (longe dos irmãos) eu consigo fazer isso"!  Hum, sei não...Entretanto se você vive a situação dos cristãos primitivos, se você mora em um país em que sofre perseguição religiosa; não exista igrejas locais ou você não tenha nenhuma próxima; ainda assim há um jeito de ser igreja pois uma vez que você se reúne com dois, três ou poucos irmãos em nome de Jesus, ora, partilha do pão e da Palavra você está sendo igreja, você está na assembleia dos santos!

Obviamente eu não disse e jamais diria que a salvação está condicionada a frequentar um templo, ser um nome no rol de membros de uma denominação, um grupo de irmãos ou algo do gênero; nossa salvação está vinculada APENAS ao sacrifício de Jesus, templo nenhum, nem ações ou vontade própria é capaz de nos salvar do pecado e da morte, somente o sangue do Cordeiro é capaz disso. Porém como alguém que sabe todas estas coisas pode recusar se deliberadamente a comunhão com outros cristãos e a adoração a Deus de acordo com os preceitos de Cristo? Houve uma real conversão? Se não existe o desejo em nenhum grau de estarmos com a noiva, precisamos realmente analisarmos nossa conversão, em quem cremos realmente.
É preciso saber que esse mesmo Jesus que nos salvou tem um desejo para sua Igreja, sua noiva, e todos os que aceitaram seu sacrifício verdadeiramente fazem parte dele.
Busque e peça a Deus orientação de onde vc deve estar, servir, partilhar o pão. Leia a Bíblia, e creia que Deus te mostrará o caminho, o local onde vc deve estar. O entendimento vem através de Deus e não da boca de um pastor que simplesmente diz; "Minha igreja prega a Palavra", porque muitas igrejas pregam a Palavra, mas juntamente com auto ajuda, palavras de homem e heresias. Vc não que estar ali e ao mesmo tempo não quer ficar sozinho, 
O importante é que vc nunca fique sozinho mesmo, então já sabe; busque a Deus e a um lugar onde vc compara com a Bíblia e diz: "Aqui tem Palavra de Deus!!!

Que Deus nos dê entendimento hoje e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário