segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Tudo começa com um “bom dia”!

 


Tudo começa com um “bom dia”!

“O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima” (Pv 12:25).

O filosofo Alasdair MacIntyre disse que "temos em nós conceitos da moralidade, virtude, honra, bondade, mas já não temos um sistema que os conecte". Tenho que concordar em parte, não temos realmente implícito em nossa alma esse sistema de conexão, porém ele pode ser desenvolvido por nossa vontade e consciência humana, transformando nosso caráter, uma vez é claro, que tomemos consciência disso.
Fazer a diferença no mundo, ao próximo, para receber uma recompensa futura não é virtude e sim malandragem de quem quer receber seu pagamento pela sua atitude. A virtude do bem está em faze-lo desinteressadamente.

Jesus questionou; “que mérito há em amar quem te ama”? O mérito está em amar quem te odeia. Jesus como Deus, conhece nossa incapacidade de amar tais pessoas que se opõe muitas vezes até a nossa existência.

Porém se o problema fosse apenas amar os inimigos, teríamos uma desculpa, “porque ele mau, ruim, não gosta de mim, me despreza, etc, etc”.

As coisas pesam de verdade e o “nosso eu” se aflora quando não conseguimos sequer dar um simples “bom dia” a uma pessoa que passa por nós; funcionários de nossa empresa ou que trabalhamos, uma atitude simples, gratuita mas que demonstra um desejo sincero de que aquele que passa, tenha realmente um bom dia.

Quantas vezes perguntamos “tudo bem” e prestamos atenção na resposta para iniciar o diálogo?

Isso não deve ser uma atitude mecânica, ou um traço de educação e caráter, mas uma disposição entrincheirada dentro de nossos corações, não um hábito, mas uma real preocupação.

Quem faz coisas simples assim com sinceridade, também se preocupa com outros valores, atitudes e interesses que podem ajudar outras pessoas. Se não tem essa preocupação ainda; uma vez que comece e isto estiver arraigado em sua mente e ser, ela mudará e fará coisas muito maiores que abençoarão os menos favorecidos e necessitados. Isso pode começar com simples e sincero desejo “bom dia” e ir a outras atitudes muito maiores.

Muitos diriam; “tenho muitos problemas para me preocupar com outros, como dar um bom dia com sinceridade se tenho tido dias péssimos”?

E eu pergunto quem não tem? E afirmo: nossa sinceridade não depende de nossa realidade, mas do desejo que vem da alma.

O fato é que o egoísmo e o “eu” não nos fará viver melhor e mais felizes, nem mais tempo; porém a generosidade, bondade e gentileza desinteressada invariavelmente nos fará viver muito melhor

Como queremos viver?

Palavras são como espelhos, refletem o que há em nós, o que vc quer ver no espelho???

Que Deus lhe abençoe ricamente!

https://www.instagram.com/nelson_j_filho/

Nelson Filho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário