quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Coisas ruins acontecem

 






 

 

“...para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”. Mt 5:45

Quando algo de ruim acontece, sempre vem aquela frase; “É a vontade de Deus.” Eu não acredito que a vontade de Deus seja catástrofes, assassinatos, morte de pessoas inocentes, crianças, doenças, pessoas que buscam o bem e seus filhos. Quando isso ocorre, essa não era a vontade de Deus, Ele nunca desejaria que algo terrível abatesse aqueles que ele ama e nem mesmo dos ímpios. (Ez 33:11) Os assassinatos, crimes, as catástrofes naturais, um mal governante no poder que gera uma guerra insana, isso nem sempre é o resultado do pecado de um povo como um todo, pode ser simplesmente resultado das ações individuais de um homem, no caso de uma nação atingem justos e injustos - todos sofrem. Individualmente, uma doença, um assassinato de criança, miséria, etc;

Por que isso ocorre?

Esse é um problema que não tem uma resposta simples ou fácil, mas se esboçamos uma tentativa de resposta no dia em que a angústia e a tristeza nos alcançarem sejam por qual motivo for (luto, doença, decepção, miséria, etc), nossa dúvida (pela fé) pode ficar para trás.

A vontade de Deus para seus filhos é a perfeição de nosso caráter e felicidade, vida plena em abundancia, ponto (Jr. 29:11). Tendo dito isto, porém, nossa natureza herdada do mal, quando ligadas a um mundo tenebroso destruído por séculos, dilacerado pelo pecado, não permitem um caminho fácil para esse grande fim ou destino enquanto vivermos nesse mundo. 

Deste modo Deus permite que aflições diversas nos alcancem individualmente ou como nação, como conseqüência de nossos próprios erros, ignorância e às vezes até mesmo dos erros e atitudes de outras pessoas. Exemplo: Nenhum povo quer um governante ruim, mas a maioria escolhe e as vezes escolhe mal, resultando sofrimento a todos, mesmo os que sejam da “nação de Deus” (Igreja). Vejam o caso recente dos perseguidos por sua crença em Cristo na América Central, ou a miséria em um país rico em favor de alguns grupos no poder que se alimentam da gordura do povo que um dia pela ignorância e cegueira resolveu acreditar que aqueles homens eram a melhor escolha para comandá-los. Não quero falar de política aqui, isso é apenas um exemplo de como algumas poucas pessoas podem infligir sofrimento a toda uma nação. O que isso prova? Que ninguém, nenhum país ou pessoa está livre do sofrimento, perseguição, fome, angustia ou dor (de todas as espécies).

Que Deus não tem pátria física neste mundo, (embora muitos tenham afirmado que o seu país pertença a Jesus) Deus não tem outra bandeira que não seja Jesus, sua nação é sua Igreja invisível composta por todos os seus filhos de todos os lugares inespecíficos da terra. Deste modo também, não existe compromisso para poupar determinada nação de uma catástrofe seja ela qual for.

O que fazer então para superar as incertezas da estrada e os machucados dos pés?

A saber: Deus age, socorre e conforta individualmente cada um, Ele é quem conhece todas as pedras e armadilhas do caminho e guiará todos que o buscarem não importa a escuridão. Muitos estão com sua limitada inteligência e uma bola de cristal tentando adivinhar o futuro e achar o melhor caminho, mas falta-lhes a lanterna e a noite é densa... A estes, ao invés de se deixarem serem guiados pelo Criador que conhece o caminho, crêem em suas habilidades e forças mortais. Se alguém deseja encontrar refrigério, luz e certeza, então sigam a Deus pois em todas as situações Ele nos vê, em todas as situações Ele pode nos levar a um pasto mais verde e clarear nossas mentes onde faltou luz e entendimento (Sl 23). Não podemos ver através das paredes nem na escuridão, porém para Deus não existe escuridão que resista ou barreira que o impeça de estabelecer seus planos. Estão postas duas escolhas: confiar no homem ou confiar em Deus.

Se na hora de sua aflição e perplexidade a escolha for confiar nos homens, então estará por sua conta, porém se escolher olhar para Deus em meio à dor e as lágrimas e perguntar-lhe se Ele sente sua aflição; Ele virá e mostrará suas feridas e lhe dirá: “Eu conheço sua dor.”

Jesus não reina em algum lugar físico, especifico, mas Ele quer reinar dentro de você e enxugará suas lagrimas antes que outro dia comece.

Que Deus abençoe a todos!

https://www.instagram.com/nelson_j_filho/

Nelson Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário