terça-feira, 17 de março de 2020

Incertezas à frente





“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.” Salmos 46:1-3

Vivemos um tempo de uma assustadora pandemia de coronavírus, o COVID19. Pandemia esta que está abalando os alicerces do mundo, um verdadeiro caos a nossa volta trazendo medo, histeria coletiva em grupos de whatsapp com fake news e incertezas (naturais) para complicar tudo.
O mundo está literalmente parado, aeroportos e fronteiras fechadas, hospitais lotados, pessoas morrendo, e outras que ainda tem saúde; apavoradas, desorientadas e ansiosas  buscando incessantemente respostas que não chegam.
Muitos estão realmente desesperados e isso acontece porque são nesses momentos em que nos deparamos com uma situação de incertezas, percebemos não ter o controle de nada, incapazes; não podemos mudar a realidade, nossa ação ativa é muito pequena e limitada, nossa falta de controle sobre o que nos aflige nos assusta.
Entretanto existe algo que podemos fazer para mantermos nossa paz e enfrentarmos essa situação?
Medo beirando a histeria? Não, uma pessoa que crê em Deus não deve temer mas ao mesmo tempo deve ser “prudente como a serpente” não desprezando todo bom conselho das autoridades. Isso não se trata de falta de fé, mas de sensatez.

Então seguem algumas recomendações  para que possamos enfrentar essa crise.

Em primeiro lugar eu diria que devemos seguir rigorosamente a risca  todas as instruções que as autoridades sugerem e estabelecem, por mais que isso possa parecer insuficiente para alguns, para muitos outros cristãos mais “fundamentalistas” é um atestado de falta de fé, porém esta é a atitude proativa e diligente que podemos tomar neste momento. Não é falta de fé sermos prudentes, é sinal de sabedoria.

A segunda  coisa que eu gostaria de sugerir e que como eu disse antes, façamos o que nos é pedido e não temamos com a fé focada exclusivamente em Deus. O que está acontecendo nesse momento está fora de nosso controle, porém está debaixo da soberania de Deus, poderoso sobre todas as coisas que ocorrem neste mundo;

 “Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazer?” (Dn 4.35).

Portanto estamos debaixo do controle de Deus, sob sua soberana vontade e autoridade. Nada está além de seu poder, controle e vontade. Obviamente como muitas coisas que ocorrem na vida do homem natural, não entendemos o “por quê” mas devemos firmemente olhar para Deus. Devemos também buscar paz e conforto para nossos corações deixando de lado questões irrelevantes ou motivos pelo qual a humanidade e nós mesmos estamos passando por isso. Essa paz em meio a insegurança encontramos apenas em Deus.

A terceira coisa que eu gostaria de dizer; esse é o momento e a oportunidade de revermos nossos conceitos, analisarmos se o caminho que estamos seguindo nos afasta de Deus ou se precisamos de uma conversão que nos coloque debaixo de suas asas de proteção e amor.
É o momento de nos entregarmos a Ele e clamarmos por sua proteção, cuidados e transformação.
É o momento de cura da alma e quebrantamento, de compreendermos nossa frágil e limitada existência como seres humanos.
É o momento de ouvirmos a Sua voz que fala através de acontecimentos que não compreendemos mas aos quais pela fé sabemos que Ele tem o controle total.
É o momento de uma profunda reflexão interna e de entrega incondicional com confiança no poder e amor de Deus. Fazendo isso vc fica menos suscetível ansiedade. 

Não busque informações e noticias em excesso, isso pode ser muito prejudicial se vc já tem um certo grau de ansiedade, informe se o suficiente até o ponto em que isso não te afete. Saia de grupos e mídias sociais que só tem esta temática. Aproveite seu tempo livre em casa para ler, ouvir musicas e fazer simples exercícios respiratórios, ore a Deus e peça lhe paz!

Para concluir, uma palavra de consolo; este é o momento de acreditarmos, de termos plena fé na bondade, nos cuidados, misericórdia e amor de Deus por nossas vidas, de cremos pela fé que; 22 A bondade do Senhor é a razão de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; (Lam 3:22)

Creia, não tema, não deixe que o pânico e o medo tomem conta de seu coração, não seja afetado por algo que está fora de seu controle:

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.” Salmos 46:1-3

Somente Deus pode nos dar paz e conforto nessa hora. Somente Ele tem esse poder e a resposta espiritual incompreensível que pode transbordar nossos corações com a paz que excede todo o entendimento humano. Tenha fé, ore e “Sede fortes e corajosos; Ele fortalecerá o vosso ser, vós todos os que confiam e esperam no Senhor!” Salmos 31:24 

Recapitulando; Obedeça as autoridades, pense no próximo, fuja da histeria e fake news, não entre em pânico, ore e busque a Deus. Por mais complicado que pareça; mantenha sua mente com confiança em Deus, a paz Ele te trará.


Deus abençoe a todos nós!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário