quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Preparando se para a tempestade













Em um texto muito conhecido do Evangelho de Mateus, Jesus nos expõe a parábola dos construtores e os efeitos que as tempestades podem causar sobre suas construções: 
 
"24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. 25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. 26 E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. 27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” Mt 7: 24-27

É verdade, nossas vidas sempre estão sujeitas a tempestades e águas torrenciais inesperadas... Essas podem vir em diversas formas; doenças, luto, problemas de relacionamento familiar, desemprego, necessidades materiais, etc.
Entretanto enquanto tudo vai bem em nossas vidas, parece que nossa casa tem bons fundamentos,  bons alicerces, vivemos seguramente como se a tempestade nunca fosse chegar e nos abater.
Recentemente o terrível tsunami  que arrasou a costa da Indonésia e tristemente matou centenas de pessoas, veio simplesmente sem aviso. Havia comida, bebida, diversão, banda de rock, sorriso nos lábios, brincadeiras das crianças e até culto religioso; a vida seguia normal para todos e ninguém soube com antecedência o que estava por vir. 
Não houve tempo por parte das autoridades darem o alarme porque nem eles mesmo sabiam que a erupção do vulcão Krakatoa, desencadearia tão horrenda tragédia. Ninguém esperava por isso, ninguém estava preparado para o que viria.

O que ocorre é que muitas vezes tempestades e calamidades abatem nossas casas no momento em que não estamos preparados, em que não esperamos que um mal caia sobre nossas vidas pois tudo até então, segue tranquilamente.
Mas e quando isso acontece o que fazemos? Desespera mo nos, corremos desorientados para a direita ou esquerda sem rumo, sem saber onde nos esconder ou quem virá em nosso auxílioBuscamos respostas urgentes em amigos, conselheiros, pastores e de certa maneira até mesmo em Deus e nada encontramos.

 Por que não encontramos? 

Não encontramos porque estávamos despreparados, não sabemos o que fazer e queremos uma resposta rápida que não conseguimos ouvir por estarmos desarraigados, desraizados, desalicerçados de seus fundamentos.

Eu não sei como eram os alicerces que Jesus se refere nesta mesma parábola relatada em Lucas (6.47-49 ), pois em Mateus ele dá ênfase ao terreno, no caso a rocha que é  ele próprio e em Lucas ele fala dos alicerces.  
O que eu sei sobre alicerces é que eles devem ser firmados em solo compactado e firme assim como a rocha, sei também que sustentam as casas e não se constroem do dia para noite. É preciso boa matéria prima, trabalho árduo, disposição e tempo para que sejam estabelecidos e assim possam ser utilizados na edificação da casa. 
Todavia, o tempo que irá demorar para a construção desta base só depende de quanto tempo de trabalho diário foi gasto. Da mesma maneira o tempo para firmar se em Jesus só depende do tempo e da qualidade de comunhão que temos com Ele.

Aquele que se firma na rocha, que tem seus alicerces fundados em Deus, jamais será abalado!
Por maior que seja a tempestade que alguém esteja passando, ela não tem força suficiente para abalar aquele que está firmado em Cristo Jesus.

A palavra tem sido pregada, Jesus nos apresenta seu desejo e suas verdades, o conselho do Mestre de Obras de onde os fundamentos devem ser lançados.
Aqueles que têm ouvido e transformado as palavras de Jesus em alicerce através da pratica, jamais serão abatidos. Nenhuma tempestade, tsunami, terremoto será forte o suficiente para derruba los.
Muitos ouvem suas palavras, porém não as retém em seu coração, constroem sobre a areia.
 Não tomam posse dessas promessas fazendo com que sejam verdades, transformando as em força e segurança para os dias maus.
“Todo aquele que ouve suas palavras e as pratica será um homem prudente”. Forte para resistir qualquer tempestade, qualquer força natural ou sobrenatural que a vida lhe apresente.

Os que ouvem e praticam os ensinamentos de Jesus tornam se realizadores de sua vontade, homens interiores confiantes na força daquele que os chamou, homens que superarão tribulações, angustias confiados em Seu poder e fortaleza.

Não construa sua casa sobre a areia, construa seus alicerces e edifique sobre a verdadeira Rocha que é Cristo Jesus. Seja um praticante da Palavra,  prepare se para a tempestade pois ela pode chegar quando menos se espera, sem aviso, porém você não será pego despreparado.

Que o Senhor nos dê sabedoria, força e determinação para edificarmos nossas vidas sobre sua Rocha Forte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário