quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

O Pão que desceu do céu








Meu objetivo com este texto é falar a aqueles que já são crentes e que não entendem bem suas privações e necessidades. Gostaria de dizer que existe um meio de você fortalecer se para os dias ruins e saciar se espiritualmente. Este meio é proporcionado por Jesus bem claramente através de sua Palavra e do conhecimento de sua Pessoa.

“31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Do céu deu-lhes [pão] a comer."
32 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o [pão] do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro [pão] do céu.
33 Porque o [pão] de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
34 Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse [pão].
35 Declarou-lhes Jesus. Eu sou o [pão] da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. “JOÃO 6:


Nenhum milagre pode ser tão grande quanto à vida, Jesus apresenta se como o milagre que mantém a vida, como o pão que desceu do céu.  Precisamos entender o que Jesus estava dizendo a aqueles homens de coração duro, na verdade sua afirmação era que Deus forneceu aos seus antepassados e patriarcas o pão que os manteve vivos durante sua jornada peregrinando no deserto.
Somente Deus poderia manter lhes vivos nas mais terríveis condições e salva-los da morte pela fome, com o pão que fora lhes dado em forma de maná.

Mas o que era o pão a qual Jesus apresentava diante daqueles homens?

O pão desde aquela época era um alimento vital para a sobrevivência humana de todos os povos desde a Ásia ao oriente médio e África.
Embora alguns países tenham o pão com diferenças na sua composição, ele tem sido há milênios reconhecidamente até o dia de hoje como aquele pode nutrir e manter a vida do ser humano.

Por conseqüência as afirmações; o que Jesus fez em primeiro lugar foi demonstrar a aqueles homens a essência de seu propósito como perfeito, o de manter aquilo que eles conheciam por vida e em segundo lugar; dar a vida.

Obviamente eles não entenderam o sentido espiritual do qual Jesus estava revelando, não podiam compreender como aquele homem seria o pão do céu, e poderia dar lhes a vida, seja material ou espiritual. Jesus havia feito duas afirmações conclusivas; Que Ele dava a vida e que Ele manteria vida.

A revelação de Jesus em que ele poderia dar e manter vida ao mundo foi de difícil compreensão para aquele povo. Se você ler todo o capitulo de João 6 verá homens discutindo entre si as afirmações de Jesus. Afirmações estas que mexeram profundamente com o mais íntimo de cada homem, que no entanto, travavam uma luta interior para não aceitar tais afirmações. Estas afirmações proferidas por Jesus tinham um grande peso de mudança e importância para suas vidas. Infelizmente eles não estavam preparados para receber as boas novas de pronto e aplica-las em beneficio próprio, de modo que fica a questão; Por que não poderiam eles entenderem tal significado diante do conhecimento prévio que eles tinham de Deus e da vinda do Messias?

 E por que não puderam reconhecer em Jesus a pessoa do Filho de Deus?

Eu creio que eles estavam recebendo de seus lideres apenas promessas vazias, nada sólido, nenhum alimento com nutrientes suficientes para seu desenvolvimento, crescimento em fé e esperança no Messias, não puderam reconhece lo.

Não puderam acreditar que aquele homem era o mesmo que a tanto falavam os profetas e que aprenderam sobre ele desde crianças, agora estava ali em sua frente, afirmando sua autoridade sobre a vida e morte, reivindicando seu lugar como filho de Deus.
Aqueles homens não reconheceram o Milagre, não reconheceram o Pão da Vida, aqueles homens tinham a perspectiva errada de quem deveria ser o Messias.

E o que acontece hoje em dia?

Tenho visto pessoas entrando nas igrejas a cada dia com um pedido de socorro na garganta, com fome de Jesus e sede da palavra, entretanto o que elas têm recebido de seus pastores? Promessas vazias de um alimento que nunca chega!
Promessas são muito boas para alimentar a fé enquanto se espera, entretanto quando você está com muita fome essas promessas que nunca se concretizam apenas enganam seu estômago por algum tempo.

 "Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal."Hb 5:14

Estas pessoas que cada dia chegam às igrejas tem fome do Pão da Vida, tem necessidade de alimentos sólidos que possam nutri-las com vitaminas necessárias ao seu crescimento espiritual.
De igual maneira, tem a necessidade para saciarem o vazio em seus estômagos espirituais.
Chegam à casa de Deus repletas de esperança em ouvir uma mensagem vinda dos céus e recebem um copo de água com açúcar, ficam alegres e regozijantes naquele momento, entretanto quando chegam em casa a fome já voltou.
Elas passam a esperar pela próxima vez, pela próxima oportunidade de encontrar novamente com seu Senhor na esperança de receberem aquele alimento de que tanto precisam.
O que geralmente acontece é que elas acabam frustrando se tantas vezes com promessas vazias, que logo e invariavelmente o diabo fará uso do que não lhes foi oferecido e irá enfraquece-las ainda mais, até o ponto que elas desistam da vida cristã. 
Elas nunca souberam que Jesus se apresentou como o Pão da Vida, capaz de saciar completamente a mais profunda necessidade humana, não ouviram que ele poderia dar lhes o alivio a sua sede espiritual, ao ponto de não precisarem a recorrer aos mediadores da fé que vendem suas bênçãos a preços módicos (ás vezes, geralmente os preços são bem elevados).
Entregaram se a falsos mestres que não conhecem verdadeiramente a essência do verdadeiro Evangelho, com poder de transformação infinita na vida do ser humano que se entrega a Jesus.
Estas pessoas não conhecem e não conhecerão o sabor agradável que alimenta com deleites do trono do Senhor Jesus a todos os que o procuram.

É triste; estes crentes não sabem disto porque isto nunca lhes foi dito, nunca lhes foi oferecido.

Buscam a Deus mas não se alimentam com os manjares espirituais, porque elas próprias  são alimentos que servem aos lobos que comem sua gordura e nutrem se de sua carne até chegar-lhes aos ossos.

Anos atrás, dois rapazes vieram pedir-me para que orasse por sua vida material, profissional e financeira. De pronto eu fiz lhes a oração para que Deus pudesse prover lhes a vitória nas referidas áreas de suas vidas.
Todavia, quando eu acabei a oração, sai da presença deles pesado. Isso me fez meditar no que eu havia pedido a Deus para aqueles dois e compreender eu não deveria ter lhes feito esta oração.
Não porque não merecessem ou porque não fosse licito, mas porque eles precisavam na verdade de outra coisa, de um outro horizonte fornecido por Jesus, não aquele que eles achavam que era bom e importante para suas vidas. Estes rapazes não estavam errados em suas necessidades, estavam apenas como os judeus da época de Jesus, tinham a perspectiva errada.

Quem lhes forneceu estas perspectivas se estão dentro da igreja e no Evangelho?

O mundo; esse mesmo que agora está (pelo menos em parte) dentro da igreja. Temos trazido o mundo e suas concupiscências para dentro da igreja e nosso convívio, isto está mudando a perspectiva do Evangelho...Um super carro, uma excelente casa, dinheiro para gastar, boas roupas, maravilhosas viagens de férias, bons restaurantes, tudo que faz bem ao corpo e a carne! 

Minha pergunta porém é: E o espírito, onde fica?

Bem, depende do que eu realmente busco e sou... Está certo que eu posso ser um miserável hipócrita e ganancioso, interessado apenas em bênçãos materiais, buscando apoio a corrupção que habita em minha alma, se é assim, bem feito pra mim quando chegar o dia do acerto de contas!

Porém na imensidão dos casos, as pessoas são realmente enganadas por falsas promessas, apresentadas a um deus que não existe; diante disso vem a decepção que as afasta da possibilidade de conhecer e viver uma vida plena.

Perspectiva errada do Evangelho...É uma frase que eu uso muito e há bastante tempo, pois é o que eu mais observo quando olho para a igreja de um modo geral.
Essa falsa perspectiva das boas novas, causa muitos males, em especial destaco duas coisas; esfriar e desviar os crentes do verdadeiro objetivo que é viver uma vida abundante em Cristo, alimentar se do Pão da Vida que não deixa que ninguém tenha fome.

Quantas promessas, visões de bênçãos e maravilhas efetivamente não se concretizam? Quantas palavras humanas lançadas pelos falsos profetas enganam os que tem necessidade de ouvir algo que realmente faça diferença em suas vidas?

Sim, eles decepcionam pessoas, enganam por pura ganância, prometem de boca o que Deus não disse. Como Deus cobrará deles isso, é assunto para um outro post, o que interessa a nós no momento é quão nocivo tais mentiras podem ser a aqueles que estão carentes da verdadeira Palavra de Deus, carentes do Pão que alimenta e dá vida!

Os que buscam regojizo e nutrição só encontraram em Jesus, não há outra fonte de alimentos, tudo fora dEle, do que está claramente expresso em suas palavras é tóxico e mata!

As tribulações não são de todo um mal, muito pelo contrário, elas dão ao homem sincero diante de Deus a possibilidade de crescer muito espiritualmente. O homem espiritual buscará coisas que lhe são próprias; coisas do espírito, imateriais. O homem material viverá em sua busca constante pelo que também lhe é próprio, matéria corruptível.

Os que estão com Deus pelo material, não são Seus filhos, são homens que como Judas estão em busca de trinta dinheiros. Os que se colocam nos Seus braços certos de que não há merecimento de boas dádivas, que tudo é motivo de ações de graças; esses geralmente encontram Seu favor em qualquer circunstância.

Onde você quer estar quando o final de sua vida na terra estiver chegando ao fim?

Alimentando se do Pão da Vida, forte e lúcido, esperando o dia da glória ou ainda velho em dias buscando alimentos que não te sustentam?

O Pão que desceu do céu é uma realidade, não é uma fábula contada por um Galileu há dois mil anos atrás. O Pão da vida foi proporcionado por Deus a todos nós para que tenhamos vida em abundância.

Não se deixe enganar por sutilezas do diabo que te fazem duvidar do amor de Deus por nós. Não se deixe enganar pelos que distorcem a as palavras de Jesus em beneficio próprio. Entregue se, alimente se somente dEle, bebendo de sua fonte, praticando suas Palavras e crendo que não há nada melhor, mais saudável ou vivificante do que uma vida com Ele. O Pão da vida é para mim, para você, para nós! Aceite esse alimento que Deus proporcionou e viva abundantemente!

Que Deus nos permita e proporcione a oportunidade encontrar nossas vidas em Jesus; Aquele que nos sustentará até o final dos séculos, para honra e glória do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário