quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Um homem não religioso










Vemos sérias advertências ao legalismo partindo de Jesus, principalmente aos escribas e fariseus que eram a “nata” da sociedade judaica  em seu tempo.
 Eram homens instruídos na lei de Moisés, religiosos, rigorosos em parte de suas doutrinas e com uma imagem de santidade de si mesmos que os faziam pensar que somente eles eram justos o suficiente.
Pela pratica de atos que consideravam absolutamente corretos e irrepreensíveis, colocavam os demais no rol dos pecadores. No entanto eram relapsos em sua doutrina, deixando de lado aspectos importantes do que Jesus pregava; faltava lhes amor ao próximo, bondade, justiça e principalmente verdade em suas praticas religiosas. Eram homens com uma espiritualidade rasa, hipócritas vivendo de uma esplendorosa aparência porém podres e carcomidos por dentro, tanto que levou Jesus a dizer:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.”Mt 23:27

Duras palavras disse o mestre Jesus... E ele não parou por ai, mais adiante  ele disse:
Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?”Mt23:33

Vocês podem imaginar Jesus dizendo isso hoje com a consciência que temos de quem ele realmente é? Já pensaram em Jesus dizendo isso diretamente a você?
Que coisa terrível seria, não é mesmo?

Muitas pessoas nos dias atuais, vêem o fariseu como um personagem bíblico quase mítico, que vive na época de Jesus, um cara ruim e dissimulado que entregou Jesus a crucificação, um tipo de pessoa que ficou no passado e que não existe mais, certo?

É certo sim, muitas pessoas pensam na figura do fariseu apenas como um personagem do passado, porém é preciso saber que existem ainda hoje fariseus modernos circulando em nossas igrejas, fazendo tudo que desagrada a Deus em nome de uma pseudo santidade e uma rasa espiritualidade. Homens que encarnam a hipocrisia, a bondade por aparência, que mantém uma vida religiosa de fachada, que aos olhos de outros irmãos parecem justos, porém enganam se a si mesmo exatamente como faziam os fariseus.
Pessoas sem amor ao próximo que não demonstram ou não se preocupam com outros irmãos, suas dificuldades, suas lutas ou pior ainda; não se preocupam com o que Jesus pensa e diz a respeito deles. Pessoas que vivem em uma extrema hipocrisia, a mesma que Jesus condenou.

Você tem conhecido pessoas assim ? Acredita que existam fariseus modernos em nossas igrejas?
Que a advertência de Jesus nos sirva de alerta; que possamos compreender que aqueles que vivem de aparência engana se a si mesmo. Antes nada faça do que fazer algo apenas para parecer santo diante dos outros homens, pois duro julgamento recairá sob aqueles que se encontram nesta situação.

Que não nos preocupemos com a opinião de outros homens, antes preocupe mo nos com a opinião e o julgamento de Deus através de sua Palavra que é apta para isso:
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hb 4:12

Saibamos e conscientize mo nos que Deus não vê nossa aparência e sim nosso coração. Compreendamos que nossa sinceridade, amor e temor pelos Seus preceitos são as únicas coisas que realmente lhe interessam.
Nossa imagem de piedosos diante de outros homens é puro engano; enganamos nos quando fazemos algo que não provem do nosso coração, quando não somos movidos pelo amor ao próximo ou pelo amor de Sua obra.

Que Deus nos livre da religiosidade e nos dê profundidade em amor a todos os seus Estatutos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário