terça-feira, 3 de julho de 2018

"Qual é o sentido da vida"?


Qual é o sentido da vida?

Bem, esse é um questionamento parte religioso, parte filosófico bastante antigo, desde então milhões de pessoas tem se perguntado quais são as razões que cada um tem para se relacionar com a vida e o mundo.
Não existe uma resposta simples, nem que agrade a todos ou que seja consensual e como não estou nem perto de ser um filósofo, não vou me atrever entrar nesse campo, porém posso dar minha visão bastante resumida de como vejo essa questão.

Creio que  quando surgem nossas frustrações começamos a pensar mais seriamente no que nos levou a uma vida de fracassos e mesmo diante do sucesso, muitas vezes nos perguntamos  porque estamos  tão vazios  tendo alcançado objetivos determinados.

Nós como pessoas, humanos, temos a tendência a buscar objetivos que socialmente são aceitáveis, bons, prazerosos, objetivos estes que visam nos equiparar com pessoas de sucesso, prosperas e aparentemente felizes.

Invariavelmente o que acontece é que quando alcançamos nossos propósitos não nos satisfazemos pois eles não conseguem preencher o vazio que sentimos... Não importa quanto dinheiro ou quão próspero sejamos ou quanto sucesso temos em nossos objetivos, sempre estará faltando alguma coisa que nos empurra a uma próxima empreitada para tentar preencher o espaço.

Quantos pop stars desistiram de suas vidas  no auge da fama e da carreira? Pessoas bem sucedidas, ricas, bonitas, saudáveis mas com um vazio existencial tão grande que suportaram mais “a busca” pelo real sentido de viver. Quando chegaram ao topo de tudo não encontraram nada além de mais perguntas e solidão.

Nada material ou humano pode preencher o vazio que cabe somente a Deus preencher, por isso não existem respostas para nós criaturas de Deus, fora dEle próprio. Nenhum sucesso, patrimônio, saúde, beleza, fama será suficiente para nos livrar do vazio espiritual que somente Deus pode preencher.

Quando fomos criados a Sua imagem e semelhança; Seu objetivo foi de que através de nossa comunhão com Ele pudéssemos ter uma vida plena, porém  nossa queda através do pecado corrompeu essa ligação. Com essa “impossibilidade” de mantermos comunhão com Deus e plenitude de vida,  buscamos através de nós mesmos uma solução  para preenchermos essa grande lacuna deixada pela falta de comunhão com o Pai.

Entretanto Deus restaurou essa comunhão quando enviou seu Filho Jesus  que se deu em sacrifício por nós. Através de Cristo  temos hoje livre acesso ao Pai e garantia da vida eterna, em  qual a certeza preenche uma lacuna.
Se fomos criados para viver em comunhão eterna com o Pai,  estarmos com Ele na eternidade fora de um mundo vil e mesquinho é o grande objetivo que podemos aguardar no porvir.
Se  conseguimos compreender e aceitarmos que essa vida terrena passa rapidamente em 80, 90 anos mas que temos uma outra vida, eterna e maravilhosa nos aguardando, fica bem mais fácil viver e aceitar o dia de hoje com todos os seus males.

“Certo, mas o que eu farei enquanto esse dia não chega?”  "Ainda me sinto vazio...”

Obviamente não vejo outra resposta para ambas as questões que não seja: Viva com Jesus!
Sabemos que a dinâmica de nossas amizades e ralações afetam profundamente o nosso modo de pensar, agir e sentir. Somente  um relacionamento pessoal, verdadeiro, profundo e sincero com Jesus poderá lhe dar as respostas e alivio a medidas que as questões pessoais da vida forem surgindo: 

Mt 11 28-30 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Concluindo essa reflexão; O seu relacionamento com Jesus, ou qualidade dele determinará o nível ou o tipo de busca que você fará em sua vida para prosseguir na caminhada. É preciso escolher entre continuar tentando com suas próprias forças e entendimento achar as respostas que necessita ou entregar seus caminhos a Jesus confiando que Ele tudo fará para que você “descanse sua alma.”

Podemos continuar obstinadamente até desfalecermos e nunca chegarmos a conclusão alguma, repletos de vazio interior ou simplesmente confiarmos que Deus tem em Cristo (o nosso amigo) as respostas para nossas mais profundas indagações;

Jo 15:13 “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer”.

Que Jesus o nosso amigo verdadeiro possa responder com amor e paz suas questões mais profundas e que vc possa encontrar o sentido de sua vida nEle!

Nelson Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário