terça-feira, 3 de julho de 2018

Tomar bebidas alcoólicas é pecado?



Tomar, beber bebidas alcoólicas é pecado?

Não, não é pecado, pecado é errar na dosagem, beber demais. A Bíblia adverte contra os excessos. Ao tratar de um assunto como esse deve se basear na Bíblia e não em conceitos pessoais que transforma abstêmios em santos e os que não são em pecadores.

As bebidas alcoólicas sempre estiveram presentes na vida dos homens desde os primórdios, incluindo no Antigo e Novo Testamento.

Jesus bebia vinho com os discípulos e pecadores e era acusado por isto, não diferentemente de muitos fariseus modernos:

"E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores, porque eram muitos e o tinham seguido. "E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?

"O Filho do Homem veio comendo e bebendo mas vocês dizem: Vejam! Um homem glutão dado ao vinho,amigo de cobradores de impostos e pecadores!" Lc 7:34

Que tipo de bebida era? Água? Suco de uva não fermentado como alguns querem nos fazer acreditar "a força" torcendo as escrituras só para reforçar suas frágeis ideias puritanas?

Não, o vinho fazia parte das mesas e o suco de uvas não fermentado não poderia ser produzido o ano todo. A uva era um produto sazonal e haja visto que apenas algumas horas depois de ser esmagada, o suco, mosto começa conversão dos açucares em álcool se não houver pasteurização. (O processo esse inventado somente no século XIX por Louis Pasteur) Alguns dias depois dependendo da quantidade e força das leveduras você já tem um produto com relativa quantidade de álcool.

O que eu quero dizer é que era impossível ter suco de uva, (ou vinho novo) sem álcool o ano todo. Quem já fez vinho  (eu) sabe do que eu estou falando.

Não quero entrar nas particularidades da fermentação de vinho pois é um assunto extenso é não é esse o objetivo, quero dizer que é praticamente impossível parar a fermentação de um suco/mosto sem a adição de produtos químicos ou técnicas modernas, portanto se naquela época existiam alguns tipos de vinho em fase de mosto e que não continham álcool, era  tão pouco que seria quase desprezível sua quantidade.
Cabe dizer aqui que até mesmo o vinho da santa ceia tinha álcool; por que Paulo recomendou que esperassem uns pelos outros antes de comer e beber?

"De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se."
I Co 11

Que tipo de vinho era este que os irmãos estavam tomando na ceia e embriagando se, suco de uva? Claro que não!

Ai vem alguém e me diz o seguinte: "Vinho pode porque está na Bíblia, mas cerveja e outras bebidas não porque a Bíblia não relata nada".

Quem pensa assim não compreende  que o pecado não está  na bebida em si e sim em quem faz mal uso dela, em errar no consumo.

O que você pensaria se eu lhe dissesse que provavelmente a cerveja era mais consumida do que próprio vinho na época de Jesus? Ficaria surpreso? Pois saiba que era bem mais barato produzir cerveja na Judéia do que o vinho devido a fartura de grãos  mais abundantes que a uva. Mas não vou abordar esse assunto agora.

O fato é que independentemente de qual bebida seja,  ela pode sim nos levar ao pecado e a fazer coisas que não faríamos se estivéssemos longe dela; brigas, acidentes de transito, vidas destruídas pelo alcoolismo e tantas outras fatalidades ocorrem porque pessoas sem domínio próprio começam a beber, mas daí a afirmar que beber um pouco onde mantém se o domínio é pecado existe uma diferença muito grande.

O exagero é pecado, seja de qual tipo for, comida, bebida, sexo, trabalho, tudo que é exagerado pode nos levar a pecar. Ter domínio próprio é essencial para uma vida digna segundo a vontade de Deus

Gl 5:22 "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
I CO 6:12  "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine."

Lutero, Wesley, e até o próprio Spurgeon tão aclamado hoje em dia, tomavam bebidas alcoólicas e Spurgeon com o agravante de fumar charutos!
Não vou nem entrar profundamente no ponto falando sobre o reformador Lutero, que bebia cerveja até os últimos dias de vida e cuja a esposa era uma dona de cervejaria; a historia toda seria longa demais mas seria bom muitos saberem que ele discutia teologia a mesa com cerveja. 
Resumindo; este tipo de pensamento abstêmio, puritano é algo moderno, contemporâneo, os cristãos antigos não pensavam assim.
O que mudou então; a Bíblia ou o homem? O homem é claro, ele se afastou da Bíblia. Basicamente e claramente os crentes atuais em sua maioria buscam compensar suas falhas promovendo atitudes externas e visíveis, privando se de certas coisas que a eles não faz falta. (leia meu artigo eu não bebo cerveja)

Entenda que obviamente não estou defendendo bebidas, beberrões e bêbados e muito menos recomendo que alguém saia bebendo, enchendo a cara, jamais, nunca aconselharia ou diria tal coisa porque sei que existirão pessoas que não terão controle de si mesmas. Muito pelo contrário, se eu posso dar um conselho é: Não beba, nunca beba! 
Entretanto cabe a cada um decidir até onde pode ir e se é capaz de dominar se a si mesmo sem errar no excesso. Você tem consciência de até onde pode ir, não é a Bíblia que limita isso.

Se alguém não tem problemas de saúde, com o alcoolismo, consegue dominar-se sabendo a hora de parar, não trouxer prejuízo a si próprio ou a outros influenciando os mais fracos que não tem a mesma consciência fazendo os tropeçar; não vejo nada, (biblicamente falando) em que o fato de se consumir um pouco de bebida com moderação seja pecado. 

Se você não gosta ou não liga para bebidas, que bom, isso é o melhor para você, para sua saúde! 
Porém por outro lado se você não bebe porque se julga um "puritano" e é contra a bebida por um costume moderno, o que vc não pode fazer é bater em seu peito achando se mais santo por não beber do que aquele que bebe moderadamente, agindo como os fariseus advertidos por Jesus faziam; "coando o mosquito e engolindo o camelo!"
Enfim, beber ou não beber é uma questão pessoal que cada um deve optar segunda sua consciência.


Que Deus nos abençoe e nos dê domínio próprio sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário