segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Rejeitados mas não abandonados

 

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 A rejeição faz parte constante de nossas vidas, podemos ser rejeitados ou menosprezados seja através de uma entrevista de emprego porque o entrevistador não foi com nossa cara, por colegas de trabalho que sentem se ameaçados, podemos ser rejeitados por amigos por não pensarmos como eles, por nosso cônjuge porque não somos como o marido/esposa de seus amigos, somos menosprezados por nossos familiares; tios e pais que tem seus preferidos e até mesmo por alguns filhos que desprezam algum ou ambos os pais.
Vidas menosprezadas diminuídas em valor, qualidade, virtudes; depreciados por outras pessoas por sermos o que somos,, enfim, somos rejeitados porque de alguma maneira não agradamos os outros, não somos, fazemos ou temos a aparência que eles gostariam. 
Obviamente isso causa muita tristeza para quem passa por esse desprezo e rejeição.
Se serve como um pouco de consolo, até mesmo Jesus foi rejeitado de várias maneiras, vou relatar apenas uma e foi pelos próprios irmãos: “Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes ...Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.” (João 7)
 
Se o próprio Jesus sofreu várias formas de rejeição, que diremos sobre nós?
 
Mas como lidar com essa rejeição? 
 
Como tudo que que envolve e machuca nossa alma, não é fácil lidar com isso, principalmente se essa rejeição é uma constante em nossas vidas. O melhor a se fazer é buscar uma identificação com o próprio Jesus que conhece nossa dor e angustia, que sabe e conhece nosso coração e sofrimento, que tudo suportou em favor de nós. Ele nos resgatou pelo seu amor e isso é exatamente o oposto da rejeição que sofremos. 
Se conseguirmos compreender que os que nos rejeitam o fazem por estarem perdidos em seu próprio amargor, ressentimento e inconsciência, a rejeição se torna absolutamente insignificante. Ela perde seu poder a ponto de vivermos uma vida em paz e pacifica, sem ressentimentos de espécie alguma porque compreendemos a verdadeira escuridão que faz com que as pessoas ajam desta maneira.
 
Quando a luz entra em nós, não existe mais espaço para as trevas, tristeza, ressentimentos ou solidão. Todo aquele que recebe Jesus, recebe também um selo de adoção, uma chancela que o habilita a chamar Deus de Pai, viver em amor, paz e alegria de espírito. (Romanos 15)
 
Se o mundo o rejeita, que isso não seja fonte de tristeza, antes, busque Aquele que modo algum lhe dará as costas, seja hoje ou eternamente!
 
Que Deus (que a ninguém rejeita), te abençoe! 
 

Nelson Filho

 

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Fazendo um pacto com a verdade






Todos nós, em algum ponto de nossas vidas, acreditamos em mentiras, que nada maios são do que atos, palavras afirmações deliberados para nos enganar ou ludibriar. Uma mentira então é a afirmação de algo que não é verdade, feita com a intenção de enganar ou induzir outras pessoas ao erro. Existem diferentes tipos de mentiras, desde aquelas mais inofensivas, como as "mentiras brancas", até as mais prejudiciais, que podem ter sérias consequências sociais, emocionais..

 Especialmente nos dias de hoje, somos bombardeados 24 horas por toda espécie de falsidades. Mentiras sobre nós mesmos, sobre os outros, sobre o que nos disseram, sobre intenções de pessoas que, no fundo, sabíamos que estavam mentindo, mas preferíamos não acreditar.
Uma vez que acreditamos nessas mentiras, elas nos impedem de ter uma vida melhor e em paz.

Pessoas brigam por política, ideologias, costumes, religião, ciúmes; desfazem amizades, entram em conflito com irmãos, pais, e até com pessoas que nem conhecem nas redes sociais. Tudo isso porque acreditam em mentiras propagadas por pessoas usadas por Satanás, que usa todos os meios para promover a destruição e retirar a paz de nossas vidas.

Voce tem acreditado em alguma mentira? Sabe como identificar isso? Aqui vai uma dica: verifique a incoerência nos fatos. Quando alguém mente, a história pode não se sustentar com o tempo. Se a mentira for sobre outra pessoa, pergunte de onde veio essa informação. Muitas vezes, boatos surgem de fontes não confiáveis ou sem fundamento. Se for possível, pergunte diretamente à pessoa que é alvo da mentira. Isso pode esclarecer a situação rapidamente e mostrar se o boato tem fundamento. Além disso, quando uma história soa exagerada ou cheia de detalhes dramáticos, é provável que tenha sido distorcida ou seja completamente falsa.

Outra maneira eficaz de identificar uma mentira é fazer perguntas específicas sobre o que foi dito e avaliar se aquilo faz sentido. Confrontar as evidências factuais que contradizem a história ou o fato relatado normalmente expõe a mentira. Esse confronto deve ser feito de maneira calma e objetiva, sem entrar em conflitos emocionais ou acalorados, pois isso ajuda a manter o controle da situação e chegar mais perto da verdade.

Esses métodos ajudam a separar fatos de ficções, proporcionando uma abordagem lógica, clara e equilibrada para lidar com possíveis mentiras.

Agora, reflita: você tem experimentado medo, ansiedade, incerteza, insegurança, falta de paz ou uma atitude combativa e beligerante? Se respondeu "sim" a alguma dessas questões, é provável que tenha sido alvo de uma mentira — uma mentira que está corroendo sua paz e bem-estar, talvez sem você perceber.

Como resolver isso?

Primeiro, faça uma reflexão profunda e tente identificar a origem dessa mentira que tem atrapalhado sua vida. Pergunte a si mesmo: quem ou o que tem alimentado esses sentimentos negativos? Você identificou uma fonte? Se essa origem for uma pessoa que você considera amiga, talvez seja hora de repensar essa relação. Mentiras podem vir disfarçadas de conselhos ou preocupações, mas se estão gerando desconforto ou dúvidas sobre os outros, é importante reavaliar.

Se alguém vem até você com mentiras sobre outras pessoas, afaste-se. Lembre-se: quem fala dos outros para você, certamente falará de você para os outros quando você não estiver por perto. Não permita que essas pessoas ou suas mentiras contaminem sua vida e suas relações.

A partir deste momento, tome a decisão de não permitir que essa mentira ou essa pessoa continue fazendo parte da sua vida cotidiana. Afaste-se de tudo o que rouba sua paz, e proteja seu bem-estar emocional e mental. Ao identificar e eliminar essas mentiras, você reconquista o equilíbrio e preserva sua tranquilidade interior.

Peça a Deus, e reconheça n’Ele a fonte de toda a verdade que pode lhe ajudar nessa batalha pela sua mente e espírito, onde, no final, você vencerá com o prêmio da paz e harmonia.

Faça um pacto com a verdade e não permita, de modo algum, que a mentira lhe atinja, roubando sua tranquilidade.

Tornar a verdade uma constante em nossas vidas pode ser um processo demorado e complexo que exige determinação. Não existe solução fácil para quem realmente deseja viver livre da mentira; para ter uma vida repleta de paz, alegria e satisfação, é necessário, antes de tudo, viver a verdade.

Que Deus abençoe sua vida e que você possa viver a verdade —não a verdade subjetiva e parcial dos homens, mas a que provém da parte de Deus!

https://www.instagram.com/nelson_j_filho/

Nelson Filho


terça-feira, 7 de setembro de 2021

O controle de nossas vidas pertence a Deus.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Querer ter tudo sob o seu próprio controle é querer tomar o lugar reservado a Deus.

 Claro, desejamos ter o controle total da situação, da casa,  família, filhos, emprego, saúde e outras coisas pois o ato de controlar é inerente ao ser humano. Todos temos esse desejo de controle de nossas vidas e até um certo ponto, isso é bom pois  torna nossas vidas mais organizadas e equilibradas sem muitos imprevistos, mas só deve ir até aí, nas coisas simples e cotidianas. O que passa disso, a soberania, o amor e cuidados de Deus devem nos comandar.

“Controle total e absoluto” (parece até nome de filme de ação) só pertence a Deus. O engraçado é que muitas vezes nem um carro podemos controlar; numa freada mais forte para evitar um acidente ele vai derrapando na pista, um imprevisto. Só quem passou por isso sabe quanto é inesperado e as vezes aterrador é essa situação. Como disse um experiente piloto após um acidente: “O carro estava perfeito, eu estava no controle, algumas voltas para eu vencer e de repente algo aconteceu, o carro saiu da trajetória e eu bati, não esperava por isso.” Parecido com o  que aconteceu com nosso querido Airton Senna, um acidente totalmente inesperado.

Nem sempre estar no controle momentâneo significa que não perderemos o controle mais adiante, existe o imponderável e o futuro conspirando contra nós quando o Único que conhece todas as variáveis não está no controle.

“Tenha o controle total de sua vida, você é capaz, qualificado e tem as condições!”  Eis a voz a de Satanás ou de sua carne tentando te fazer um pequeno deus, um semideus, mais forte e poderoso que as demais pessoas. Talvez você  conheça alguém assim e tenha até presenciado quando essa pessoa caiu do “seu trono de glória,” e aí o choro não acaba nunca.

Crer em nossa sabedoria, condições financeiras e aptidões para controlar todas as situações de nossas vidas transformando nos em auto suficientes é o pecado de deixar Deus de lado. O pecado nos fazendo querer ser similares a Ele, é o prenuncio do fracasso...Não conhecemos o futuro, não sabemos o que vai acontecer amanhã mas Deus sabe...Os muitos que se dizem crentes e agem dessa maneira não conseguem compreender que; Deus tem prazer em nos conduzir para o que Ele julga ser melhor e assim satisfazer as nossas necessidades:

 (Mateus 6:31) ”Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

Certa vez, referindo se a uma mulher que acabara de sair de seu consultório, o médico disse para minha esposa: “Está vendo essa moça que saiu daqui agora? Ela descobriu que tem um tumor no pulmão e está cheia de vida e esperançosa.”
Não conhecia a mulher, não sabia qual a fé que ela professava, suas crenças, apenas a vi por pouco tempo enquanto aguardava esperando o atendimento, mas essa era a atitude que deveríamos ter sempre que colocamos nossa fé em Deus; esperança que de que Ele cuidará de nós em qualquer situação!

Tomar em nossas mãos o controle de nossas vidas, é o mesmo que negar o amor e a bondade de Deus para conosco e de nada adianta:

(Marcos 5) “e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior  27 “Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.28 Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.29 E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu  corpo estar já curada daquele mal.”... 34 E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.”

O texto diz que a mulher havia  gastado tudo que tinha e não resolveu seu problema de saúde, porém a entrega total do controle da situação a Jesus mudou sua vida e ela foi curada.

Não importa se o nosso problema é de saúde, financeiro, familiar, profissional, sentimental ou outros.

Raciocínio e lógica não servirá de nada, não importa o quanto nos achemos inteligentes e capacitados a resolver, se não abandonarmos esse sentimento de auto suficiência e crermos que somente Deus pode mudar  nossas vidas pela fé, seremos como cegos sem guias, como soldados sem generais fadados ao fracasso.

As necessidades nos fortalecem a medida que fortalecem também a nossa confiança em Deus mesmo quando tudo parece ir para o caminho errado, com Deus no controle as direções serão sempre as corretas.

Faça planos, mas lembre se e mantenha em mente que somente de Deus virá a resposta. (Pv 16:1)

Somente uma entrega verdadeira e honesta de todos os seus medos, aflições e questionamentos podem te aproximar do melhor que Deus tem pra você.

Entendamos que somente Deus é soberano, onisciente e onipotente para cuidar de nós melhor do que qualquer humano faria, melhor do que você mesmo faria. Viver ou morrer se está doente, não depende de médicos, sua segurança não depende de sua casa repleta de sistemas de alarmes e seu emprego não depende de seu chefe. Tudo depende da vontade de Deus e Ele quer sempre o melhor para nós se depositamos nossa confiança nEle.

Coloque sua vida no altar do Senhor seja qual for a circunstância e a deixe lá o tempo que for necessário crendo que  Ele tem a melhor resposta e cuidado para sua vida!

Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para entregarmos tudo a Ele!

https://www.instagram.com/nelson_j_filho/

Nelson Filho