domingo, 20 de maio de 2018

Deus muda Seus planos?















Conversando com minha mãe a respeito de que ela cria na possibilidade de Deus  salvar a quem Ele não planejou, (minha mãe se preocupa e até chora muito por isso) então lembrei me de um texto onde o rei Ezequias orou e sua morte certa se estendeu em vida por mais 15 anos depois de uma oração:

"Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos" (Isaias 38:1-5).

Notem no texto que a morte de Ezequias já estava decretada, era apenas uma questão de tempo; de Ezequias colocar sua casa em ordem para que Deus o levasse. O rei então orou e clamou a Deus e a coisa mais improvável  e surpreendente aconteceu, Deus lhe deu mais  15 anos de vida!

Independente do que eu aprendi com a teologia a respeito do conceito em que Deus é imutável, gosto sempre de pensar  na possibilidade de que nossas orações podem mudar o destino que Deus escolheu para nós.
“Como assim?”
Bem, estabelecer um conceito teológico (humano) fechado e colocar Deus dentro dele, é como tentar coloca-Lo em uma caixa e lhe dizer; “O Senhor não pode fazer determinada coisa porque a teologia diz que não pode.” 
Esse pensamento é no mínimo estapafúrdio...
Quem somos nós para entendermos 100% a mente e planos de Deus? Nossas mentes racionais são demasiadamente medíocres e pequenas em compreensão para entendermos onde Ele quer nos levar e nenhuma teologia pode explicar isso.

Deus havia decretado a morte de Ezequias e mesmo assim lhe deu mais 15 anos, houve no texto “uma mudança” na vontade sempre soberana de Deus gerada pela oração de Ezequias.

Poderia ficar conjecturando e dizer que isto está na Bíblia apenas para que servisse de exemplo para buscarmos Deus em oração, que Ele já sabia que Ezequias iria orar; que já estava tudo programado para Ezequias viver mais 15 anos, etc, etc....

Sim é fato, porém creio que Deus nos deu promessas para que as busquemos em oração. Ou então por que então Deus nos deu as promessas?  

Independentemente se está tudo definido, (pessoalmente creio que sim) vejo as promessas como uma oportunidade de buscarmos uma “mudança dos planos” de Deus em nosso favor ou a favor de nossos pedidos. 

Será que Deus não gostaria de  atender nossas orações baseadas em Suas promessas e mudar nossos destinos, inclusive o mais importante entre tantas outras coisas; dando salvação a outros por quais nós rogamos?
Pense nisso!

Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário