“Onde está Deus enquanto eu sofro?”
Essa pergunta poderia ser também: “Onde está Deus em meio aos meus problemas?” ou “Por que Deus não me ajuda?”, “não me dá solução?”, e por aí vai... São variantes da mesma questão principal: não conseguirmos ver a ação de Deus em nossas vidas.
Se você se fez alguma dessas perguntas, provavelmente deve crer que Deus existe, mas não agiu em seu favor quando precisou ou ainda precisa, ou questiona a si mesmo se Ele realmente existe.
A verdade é uma só: crer em Deus não é garantia de que não teremos problemas, e o inverso também é verdadeiro; não crer n’Ele também não é garantia de termos dificuldades pela descrença.
“Então, por que acreditarei em Deus se Ele não me livra de problemas?”
Vou responder por mim mesmo: eu creio em Deus porque sei que Ele está comigo em meio às minhas dificuldades.
Existe a propagação de uma falsa ideia que diz que Deus te livrará de TODOS os seus problemas. Isso é uma meia verdade, porque Deus te livrará somente se e quando Ele assim o quiser. Deus é soberano; ninguém O obriga a agir. A única verdade incontestável é que Ele estará com você, não importa quantos problemas tenha.
Nossa tendência humana, egoísta, alimentada por um falso evangelho material, quer sempre crer em um deus poderoso, mas escravo, que nos serve em nossas necessidades. Quando isso não ocorre, nos rebelamos e duvidamos de Sua bondade.
“Se Deus é bom, por que sofremos ou por que Ele não age?”
Quero dizer que crer n’Ele não garante saúde, tranquilidade, segurança, prosperidade ou solução imediata de problemas. Em contrapartida, garante cuidado, amor e compreensão, mesmo nas piores situações. Como disse anteriormente, Ele é soberano e age de acordo com Sua vontade, que é sempre boa, embora muitas vezes não compreendamos naquele momento de tribulação.
O sofrimento pode não ser um mal em si; o mal maior é crer que Deus nos abandonou diante dos problemas. Ele pode nos livrar das piores situações, mas muitas vezes não nos livra por razões que somente Ele conhece.
Satanás utiliza-se da nossa incredulidade de que Deus está no controle em nossos momentos ruins para fazer-nos crer que Ele é injusto, mau e, o pior, para duvidarmos de Seu amor.
Muitos estão atrás do “deus” que dá, que faz, que abençoa, que cura, mas poucos estão querendo o Deus que ama, cuida, corrige, disciplina e faz crescer.
Num mundo egoísta, onde só nós importamos, onde somos praticamente deuses de nós mesmos, crer em um Deus que não te dá o que você precisa (ou acha que precisa) é algo muito chato e idiota.
Por isso, crescem os números dos que se dizem ateus, desigrejados, decepcionados com o evangelho (material) pregado em certas igrejas.
Deixa eu te perguntar: se você soubesse que Deus te daria tudo o que você pedisse, qual seria o motivo para você ter fé?
Por acaso você precisaria de fé? Não bastaria apenas pedir?
Claro que não. Nossa fé é provada de várias maneiras, não só no ato de persistentemente pedir e esperar, mas também com provações e tribulações contrárias à nossa vontade, que nos dão motivos para crescer um pouco mais. Quando eu peço, exercito minha fé e confiança em Deus, crendo que Ele existe e é galardoador dos que O buscam (Hb 11:6).
Não compreender os motivos de nossos sofrimentos hoje nos dá a oportunidade de depositar nossa fé no Único que conhece os acontecimentos futuros: Deus. Crescemos quando depositamos nossa esperança na bondade e no cuidado de Deus, mesmo quando não parece que Ele está conosco.
Não devemos nos basear nas circunstâncias da vida, mas na crença de que o amor de Deus é maior que tudo, até mesmo que a nossa falta de fé. Se passamos por desgostos e provações, n’Ele coloquemos nossos olhos e saibamos que a resposta virá no tempo certo. Enquanto isso, aproveitemos a oportunidade de amadurecer e crescer como Ele espera.
Respondendo objetivamente à questão inicial: “Onde Deus estava em meu sofrimento?”
Ele estava, está e estará com você, juntinho, dizendo: “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28:20).
Puxe uma cadeira e convide Jesus para sentar-se ao seu lado. Ele é o melhor ouvinte de todos. Pode ser que você não obtenha a resposta imediata de que precisa, mas com certeza Ele derramará paz em teu coração; você sairá mais fortalecido e apto a superar as intempéries da vida.
Creia!
Que Deus abençoe a todos nós!
Nelson Filho

Nenhum comentário:
Postar um comentário