sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Que o Anjo do Senhor nos livre da depressão








Muitos cristãos sofrem de depressão e isso não é nada anormal. Também não é nada anormal ouvirmos de muitos pastores que a causa da depressão é falta de fé, espíritos malignos, pecados, etc. 

Obviamente meu conselho nesse caso é que você use um filtro do tipo "by pass" ou seja, que entre por um ouvido e deixe sair pelo outro.

 Mas o que é depressão?

O que eu vou dizer nas linhas a seguir não é uma informação de cunho médico, científico, profissional, não tenho a pretensão ou ousadia irresponsável de escrever algo que faça quem quer que seja interromper qualquer  tratamento com medicamentos, meu objetivo é apenas passar neste espaço informações compiladas de estudos. Existem um número enorme de livros que você pode ler a respeito da depressão e se informar.

 Em geral a consenso medico que  depressão é um transtorno psicológico causado por um desequilíbrio químico do cérebro que leva a uma tristeza profunda, persistente e desproporcionada, além da perda de interesse em atividades cotidianas, que por isso afeta  diversos aspectos da vida, como familiar, escolar e de trabalho, sendo necessária muitas vezes uma assistência médica e medicamentos.

Os neurocientistas dizem que a depressão é causada em locais no cérebro onde se dá origem aos pensamentos, emoções; se houverem reações químicas e elétricas com alguma descompensação, elas ocasionam a depressão. Os medicamentos são para evitar isso, aliás, remédios são para aliviar os sintomas da depressão e não a curam, quem deve tratar a depressão somos nós com a ajuda de Deus e de profissionais médicos (se for o caso).

 Mas ai entra um grande problema em se afirmar que uma pessoa tem depressão, porque  que não existe um exame que a constate, um diagnostico preciso. O diagnostico é feito por anamnese que nada mais é que uma  uma entrevista conduzida pelo médico em consultório com o objetivo de identificar os sintomas do paciente e chegar ao diagnóstico de uma doença.

Nesse momento surge um problema pois esse diagnostico fica sujeito a experiência pessoal do profissional, ou seja, é subjetivo pois um profissional pode dizer que vc tem depressão e outro não,  pois como eu disse (e muitos médicos poderão confirmar) não existe nenhum teste cientifico ou exame medico que comprove que uma doença mental causada por um desequilíbrio químico seja depressão.

 Oras se não existe teste cientifico ou tratamento eficaz capaz de tratar de alguém que supostamente está com depressão, por que  não fazemos o que está a nossa mão, ao nosso alcance primeiro?  Deus!

Obviamente que para aqueles que crêem e que não querem deixar Deus fora de suas vidas é mais fácil encontrar os caminhos e tratamentos; não custa nada, não nos deixa dependentes de medicamentos e ainda fortalece nossa fé. Não sou anti-ciência mas ela está longe de ser uma verdade absoluta, muito pelo contrário, a ciência vive de verdades transitórias; o que verdade hoje amanhã pode não ser, então por que não dar oportunidade de testar outros tipos de tratamentos ou abordagens? Por que não deixar Deus tratar de nossas enfermidades, por que deixa-Lo de fora?  

  A Bíblia relata o caso de Elias que sofreu (de uma suposta) depressão, pois foi perseguido, sentiu se cansado, sozinho e que havia fracassado, porém Deus cuidou dele:

 “E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.1 Reis 19:1,2

 Elias se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse. Basta” – “Não aguento mais!”. “E eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse. Que fazes aqui, Elias?” (1Rs 19.4,9) “Eu fiquei só” (1Rs 19.10,14)

 “E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.1 Reis 19:5 E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.1 Reis 19:6-8

O texto é bastante significativo pois mostra a maneira como Deus tratou Elias, o cuidado que  teve em cuidar dele naquela fase aguda depressiva a qual  se encontrava.

Deus o alimentou, deu lhe sono, alimentou novamente e mostrou um lugar onde lhe daria uma revelação.

Elias teve uma nova visão, viu provavelmente tudo de uma maneira diferente e superou a depressão.

 O  que eu quero destacar é que Elias recebeu um tratamento, (não foram os remédios faixa preta que os médicos receitam a quem tem depressão) recebeu algo da parte de Deus que o fortaleceu e o colocou de pé e restaurado no caminho novamente.

Davi também foi outro que passou por uma suposta depressão, se você ler o Salmo 13 verá que o tratamento dele foi diferente de Elias:

"Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?
Atende-me, ouve-me, ó Senhor meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte;
Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar.
Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração.
Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem."


Ele tomou  atitudes ativas para se livrar de sua aflição e depressão, confiou em Deus e o adorou salmodiando, cantando deixou de lado a tristeza e fez o que devemos fazer nessas horas, entregou se corpo e alma a Deus. Claro, esses homens não eram iguais e os tratamentos são diferentes para cada um, porém houve sim uma intervenção divina que os ajudou a melhorar seu estado diante da depressão. O fato é que muitos que dizem ter se fé baseada em Deus, o deixam de fora quando surgem os problemas de saúde.

É possível não entrar em depressão? Nem sempre, principalmente se é algo químico, porém se é fruto do emocional as vezes é possível não deixar que ela se estabeleça ou se reforce. Se eu consigo bloquear pensamentos ruins, estressantes, sentimentos negativos, já dei meio passo para eliminar ou enfraquecer a depressão. Da mesma maneira,  alterar a química do cérebro com drogas antidepressivas podem fazer com que as pessoas deprimidas se sintam melhor emocionalmente, mas... só que não!

As vezes os remédios não surtem efeitos para aliviar os sintomas porque a mente da pessoa esta condicionada a se torturar, remoer, pensar o que acaba por prolongar ou amenizar menos a depressão mesmo com medicamentos.

Isso significa que basicamente a depressão tem origem em nós mesmos, mesmo quando temos a propensão a ter um cérebro desequilibrado quimicamente. Diante dos fatos não há argumentos e quando nos sentimos impotentes para resolver  nossos problemas eis que que pode vir  a depressão, nesses momentos, basicamente sair da rotina para que tudo mude geralmente funciona para muitos. Estudos dizem que pensar e viver de maneira positiva libera substâncias benéficas ao nosso cérebro.

Da mesma maneira enchermos nossas mentes de coisas ruins, até mesmo más noticias da TV nos causa depressão. Existem pessoas viciadas em programas policiais onde o foco são crimes e todo tipo de violência, satanás mostrando no começo da noite tudo o que ele fez durante o dia.  Minha pergunta é: Isso ajuda a combater a depressão? Isso ajuda a ter uma mente saudável e cultivar pensamentos bons, positivos e uma mente renovada por Deus? Existem pessoas que tem algum grau de depressão mas simplesmente não deixam de ver estes noticiários violentos, cultivando pensamentos e sensações que só lhes trazem mal.

 Algumas vezes quando a depressão não passa porque nossos pensamentos e concentração nos problemas, o modo como nos os encaramos, a abordagem que fazemos deles, aliados a malignidade do mundo, arraigam se de tal maneira em nossas vidas que fica impossível sair de uma crise depressiva.

Uma vez que a depressão se estabeleceu, isso assume uma vida própria, diminuindo ainda mais a sua crença na sua capacidade de resolver problemas, sua capacidade de planejar e sua capacidade de ter esperança para o futuro. Desta forma, a causa de qualquer depressão seja emocional ou química se reforça. É preciso minimizar as fontes de depressão, identifica-las e se possível cortar pela raiz assim que começam a brotar.

Uma abordagem positiva: Como eu posso me ajudar?

Fazer uma abordagem diferente dos problemas, é uma forma bastante positiva no combate a depressão.   

Abordagem negativa: “Esta dando tudo errado em minha vida, meu marido só vive para trabalhar e hoje para piorar ainda bati o carro.”

Abordagem positiva: “Que bom que meu marido tem um emprego num mundo cheio de desempregados, é maravilhoso, eu tenho um carro para andar e mesmo tendo batido, o dinheiro do trabalho dele proporcionará a possibilidade de consertar ”.

Se olharmos tudo pelo lado negativo, não tem como viver com alegria e positividade. As coisas negativas não deixam de serem negativas, quem deixa de ser negativo somos nós em nossa visão.

Se eu não tiver algo que realmente exija uma tratamento medicamentoso, (só saberei disso com certeza procurando um médico e tomando medicamento para ver se realmente melhora) eu posso começar a aceitar o fato de que estou agindo errado ao tentar solucionar algo muito difícil,  que não serei capaz de resolver aquele problema insolucionável sozinho apenas pensando nele. Melhor aceitar o problema e deixar rolar, esquecer dele o máximo possível.

 Como eu disse anteriormente; mudar a visão de vida; tenho que tentar mudar o modo de enxergar os meus problemas e a mim mesmo, aceitando minha incapacidade de resolver ou lidar com eles da melhor maneira possível. Não criar uma expectativa de que EU encontrarei a solução, isso só criará desilusão e nada mudará. Se eu não esperar nada, nada me decepcionará, a expectativa frustrada é que me decepciona.

 Mudar  meu estado de espírito para otimista. Alguém já viu um otimista deprimido?  Isso influência tudo o que eu penso e o que penso negativo é o combustível a depressão. Uma pessoa otimista tem uma capacidade maior de crer que o futuro será diferente e deixa de viver o passado ou presente problemático.

Não adianta ficar chocando o ovo como uma galinha no ninho pensando quando nascerão os pintinhos. Nesse  ponto afastar se da fonte do problema com alguma atividade; exercícios, passear, sair de casa ou ler livros, filmes, musicas, bate papo, leitura, e até cantar, pode ser bem produtivo no combate a depressão.

Voltemos a Davi;
"Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem."

Existe um ditado popular que diz: "Quem canta seus males espanta." Eu creio fortemente nisso e tenho provado a mim mesmo que cantar pode me livrar da angustia quando ela surge.

Nas vezes que fiquei deprimido, (triste) percebi logo; pensamentos que eu não queria ter, minha voz mudava,  irritação, apatia e depois a tristeza e quarto escuro. Minha esposa ou minha mãe às vezes percebiam logo e diziam; “Nel por que vc está triste?” E minha mãe ainda reforçava; "saia do quarto escuro"!. 
Quando isso acontecia procurava uma atividade para fazer, mas antes de tudo uma oração pedindo a Deus renovação de minha mente, (aliás esse é um pedido que não sai da minha lista) assistia um filme, conversava e logo estava melhor. (nestas horas também gosto de cantar musicas, letras que eu invento na hora). 

Estou contando minha experiência pessoal mas isso não funciona deste modo com todas as pessoas, cada um tem de encontrar o seu meio de lidar com isso, pode ser que você consiga ler, cantar, passear ou fazer qualquer outra coisa, é algo pessoal que exige tentativa para encontrar o melhor meio de se desarraigar dos problemas e deixar de lado o pessimismo.

 Muitos dirão: “não sou pessimista, sou realista.” E eu direi: A sua realidade é apenas subjetiva, você não tem controle sobre seu presente e nem futuro e nem sobre o que Deus deseja para você. O realista é geralmente  aquele sujeito que projeta em suas ações o que ele entende como verdade, o que ele vê, mas existem muito mais coisas onde não podemos enxergar e fora de nosso controle. Tudo está apenas debaixo do controle de Deus. Ser realista nesse caso de nada adianta pois a realidade possui elementos que desconhecemos.

Quando entendemos que apenas Ele tem o controle de nossas vidas  e nossos problemas, a entrega nos deixa mais leve, vendo com outros olhos nossos problemas, considerando os passíveis de uma solução positiva mesmo que não haja razão para assim crer. Fé é um meio, o melhor meio, ou seja: “Fé é a certeza das coisas que se esperam, das coisas que ainda não existem.” 

Entendendo que ninguém foi criado com depressão, mas que nos mesmos muitas vezes criamos a depressão dentro nós mesmo quando não temos motivo para faze-lo, precisamos ativamente nos ajudar com os cuidados de Deus para superarmos esses momentos difíceis.

Independente se tenho ou não um desequilibro químico, se preciso de medicamentos, os remédios não me ajudarão a resolver problemas, muito menos eu mesmo. Crer nessa incapacidade de resolver meus problemas me torna mais forte em Deus; 
 Porque quando estou fraco então sou forte.”

Sou forte em Cristo e não em mim mesmo, não posso nunca esquecer me disso.

As vezes ajuda médica é essencial, imprescindível no tratamento medicamentoso e especifico da depressão, mas as vezes também isso não funciona, cria apenas uma muleta.... Uma coisa é certa, a busca de uma relação mais próxima a Deus e uma renovação de nossas mentes é uma aliada que pode realmente fazer muito bem trazendo bons resultados. Pegue seus problemas e aflições e dê os a Deus, Ele saberá o que fazer com eles. Seja positivo, otimista e acima de tudo tenha fé que você está sendo cuidado e amado por um Deus de infinita misericórdia, creia!

Que o Senhor te abençoe hoje e sempre, que o Anjo do Senhor te levante  e te livre da depressão!

Nelson Filho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário