quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Coisas ruins acontecem

 






 

 

“...para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.” (Mt 5:45)

**Quando algo ruim acontece, é comum ouvirmos: “É a vontade de Deus.” **

No entanto, não acredito que a vontade de Deus seja causar catástrofes, assassinatos, a morte de inocentes, doenças, ou o sofrimento de crianças e de pessoas que buscam o bem para suas famílias. Quando esses eventos ocorrem, isso não reflete a vontade de Deus. Ele jamais desejaria que algo terrível acontecesse àqueles que Ele ama, nem mesmo aos ímpios (Ez 33:11). Assassinatos, crimes, catástrofes naturais e governantes perversos que provocam guerras insanas nem sempre são o resultado do pecado de uma nação inteira; muitas vezes, são consequências das ações individuais de uma pessoa. Em contextos nacionais, esses males afetam justos e injustos — todos sofrem. E, individualmente, doenças, assassinatos de crianças e a miséria também acontecem.

**Por que isso ocorre?**

Essa questão não tem uma resposta simples. Mas, se tentarmos esboçar uma explicação, podemos encontrar alívio em momentos de tristeza e angústia (luto, doença, decepção, miséria, etc.) e superar nossas dúvidas através da fé.

A vontade de Deus para Seus filhos é a perfeição de nosso caráter e a nossa felicidade plena e abundante (Jr 29:11). Contudo, nossa natureza caída, somada a um mundo corrompido e dilacerado pelo pecado há séculos, não permite um caminho fácil para esse grande destino enquanto vivermos aqui.

Dessa forma, Deus permite que aflições nos atinjam, seja como indivíduos, seja como nação, como consequência de nossos erros, ignorância, e às vezes das atitudes de outras pessoas. Por exemplo: nenhum povo deseja um governante ruim, mas muitos escolhem mal, resultando em sofrimento para todos, inclusive para os que pertencem à “nação de Deus” (Igreja). Veja o caso recente dos cristãos perseguidos na América Central, ou a miséria em países potencialmente ricos, causada por grupos corruptos que se alimentam do sofrimento do povo. Isso mostra que ninguém está isento de sofrimento, perseguição, fome ou dor.

Deus não tem uma pátria física neste mundo (apesar de muitos afirmarem que seu país pertence a Jesus). Sua única bandeira é Jesus, e Sua nação é Sua Igreja invisível, composta por todos os Seus filhos espalhados pela Terra. Portanto, não há garantia de que Ele poupará uma nação de uma catástrofe.

**O que fazer, para superar as incertezas e os obstáculos do caminho?**

É importante que cada uma que crê nEle saiba que Deus age, socorre e conforta cada um individualmente. Ele conhece todas as pedras e armadilhas do caminho e guia aqueles que O buscam, mesmo nas trevas mais profundas. Muitos, confiando em sua limitada inteligência, tentam prever o futuro e encontrar o melhor caminho, mas sem a luz de Deus, acabam perdidos. Em vez de se deixarem guiar pelo Criador, confiam em suas próprias forças. Se alguém deseja refrigério, luz e certeza, deve seguir a Deus, pois Ele nos vê em todas as situações e pode nos conduzir, iluminando nossa mente onde falta entendimento (Sl 23). Para Deus, não há escuridão que resista, nem barreira que impeça Seus planos. Temos duas escolhas: confiar no homem ou confiar em Deus.

Se, em meio à aflição, optarmos por confiar nos homens, estaremos por nossa conta. Mas, se decidirmos olhar para Deus em meio à dor e às lágrimas, e perguntar-lhE: "Pai você sente e vê minha aflição?"  Ele virá, e dirá: “Sim, Eu conheço a sua dor.”

Jesus não reina em um lugar físico, mas Ele deseja reinar dentro de você e enxugará suas lágrimas antes que um novo dia comece.

**Paz e bem. Que Deus abençoe a todos!**

https://www.instagram.com/nelson_j_filho/

Nelson Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário