“Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz, e siga-me” (Mt 16:24)
A cruz está vazia sem o Mestre, eis uma grande verdade, aleluia! Porém por outro lado, eu quero lhe dizer que Evangelho sem cruz é a maior mentira pregada nos púlpitos das igrejas cristãs da atualidade, infelizmente.
“Se alguém quer vir após mim”, é uma proposta que Jesus faz a todos quem quer segui-lo. Não implica em obrigação mas em uma escolha de fazer ou não algo, no caso segui-lo e esse deve negar se a si mesmo.
Negar a si mesmo em que sentido exatamente? Negar sua natureza humana corrompida, sua carne, o mundo e tudo de mal que ele trás consigo.
E por que alguns pregam um Evangelho sem cruz?
Porque é mais fácil e mais prazeroso para a carne seguir a vida sem ela, a cruz pode ser muito pesada para quem não quer abrir mão do mundo e suas concupiscências.
"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre." (1 João 2: 16-17)
Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre e a cruz é a marca do discípulo, daquele que acompanha seu mestre bem de perto, andando em seus passos e sendo odiado pelo mundo.
“Não, não vamos falar de Evangelho, de cruz, de sangue, é muito pesado, triste e o povo não gosta de ouvir sobre esses assuntos,” dirão muitos pastores interessados em agradar seus ouvintes... “Ei pastor, vamos usar de sutilezas na questão do Evangelho, certo? Em vez disso é melhor falarmos de como resolver nossos problemas relacionais, de autoajuda, de como ser feliz no paraíso terrestre, ou ainda como transformar nossa estada aqui na terra em algo agradável. As pessoas precisam disso para viver uma vida feliz em nosso mundo,” sussurrou o diabo no ouvido do pregador.
Qual Evangelho temos seguido e qual queremos seguir? Com ou sem cruz?
Antes de respondermos a nós mesmos, existe uma advertência a ser observada:
“E qualquer que não tomar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo” Lc 14:27
Não tem como seguir a Cristo e viver para agradar a si mesmo e aos outros homens. É triste dizer que muitos cristãos estão se enveredando por esse caminho, achando que é possível as duas coisas, pregando palavras bonitas e agradáveis mas que não fazem parte do Evangelho.
O Evangelho é uma boa notícia pela singularidade do que significa e representa, não pelas promessas fáceis que de fato ele não empresta a pregadores da vida terrena e abundante de bênçãos. Somente aquele que entende e reconhece o significado da cruz, entende também que a verdade é o que Deus deseja que conheçamos.
Entretanto saiba que se decidir seguir a Cristo e carregar sua cruz, vc de modo algum estará só. Existem incontáveis irmãos nessa mesma jornada e dispostos a ajuda-lo em sua caminhada, e o melhor; Jesus estará a seu lado! Sua cruz com Cristo ao seu lado, se torna mais leve, mais fácil e até prazerosa de carregar. Esse é um peso que você nunca carregará sozinho.
Não se deixe enganar pois não existe Evangelho sem negação, sem cruz, sem espinhos, porém se quando você olhar para a cruz e ela lhe parecer pesada, se pensar em desistir não desanime, lembre se do que eu disse antes, Jesus estará contigo em toda a jornada.
Que Deus lhe abençoe ricamente derramando toda sorte de bênçãos celestiais!
https://www.instagram.com/nelson_j_filho/
Nelson Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário