Todos nós, em algum ponto de nossas vidas, acreditamos em mentiras, que nada maios são do que atos, palavras afirmações deliberados para nos enganar ou ludibriar. Uma mentira então é a afirmação de algo que não é verdade, feita com a intenção de enganar ou induzir outras pessoas ao erro. Existem diferentes tipos de mentiras, desde aquelas mais inofensivas, como as "mentiras brancas", até as mais prejudiciais, que podem ter sérias consequências sociais, emocionais..
Especialmente nos dias de hoje, somos bombardeados 24 horas por toda espécie de falsidades. Mentiras sobre nós mesmos, sobre os outros, sobre o que nos disseram, sobre intenções de pessoas que, no fundo, sabíamos que estavam mentindo, mas preferíamos não acreditar.
Uma vez que acreditamos nessas mentiras, elas nos impedem de ter uma vida melhor e em paz.
Pessoas brigam por política, ideologias, costumes, religião, ciúmes; desfazem amizades, entram em conflito com irmãos, pais, e até com pessoas que nem conhecem nas redes sociais. Tudo isso porque acreditam em mentiras propagadas por pessoas usadas por Satanás, que usa todos os meios para promover a destruição e retirar a paz de nossas vidas.
Voce tem acreditado em alguma mentira? Sabe como identificar isso? Aqui vai uma dica: verifique a incoerência nos fatos. Quando alguém mente, a história pode não se sustentar com o tempo. Se a mentira for sobre outra pessoa, pergunte de onde veio essa informação. Muitas vezes, boatos surgem de fontes não confiáveis ou sem fundamento. Se for possível, pergunte diretamente à pessoa que é alvo da mentira. Isso pode esclarecer a situação rapidamente e mostrar se o boato tem fundamento. Além disso, quando uma história soa exagerada ou cheia de detalhes dramáticos, é provável que tenha sido distorcida ou seja completamente falsa.
Outra maneira eficaz de identificar uma mentira é fazer perguntas específicas sobre o que foi dito e avaliar se aquilo faz sentido. Confrontar as evidências factuais que contradizem a história ou o fato relatado normalmente expõe a mentira. Esse confronto deve ser feito de maneira calma e objetiva, sem entrar em conflitos emocionais ou acalorados, pois isso ajuda a manter o controle da situação e chegar mais perto da verdade.
Esses métodos ajudam a separar fatos de ficções, proporcionando uma abordagem lógica, clara e equilibrada para lidar com possíveis mentiras.
Agora, reflita: você tem experimentado medo, ansiedade, incerteza, insegurança, falta de paz ou uma atitude combativa e beligerante? Se respondeu "sim" a alguma dessas questões, é provável que tenha sido alvo de uma mentira — uma mentira que está corroendo sua paz e bem-estar, talvez sem você perceber.
Como resolver isso?
Primeiro, faça uma reflexão profunda e tente identificar a origem dessa mentira que tem atrapalhado sua vida. Pergunte a si mesmo: quem ou o que tem alimentado esses sentimentos negativos? Você identificou uma fonte? Se essa origem for uma pessoa que você considera amiga, talvez seja hora de repensar essa relação. Mentiras podem vir disfarçadas de conselhos ou preocupações, mas se estão gerando desconforto ou dúvidas sobre os outros, é importante reavaliar.
Se alguém vem até você com mentiras sobre outras pessoas, afaste-se. Lembre-se: quem fala dos outros para você, certamente falará de você para os outros quando você não estiver por perto. Não permita que essas pessoas ou suas mentiras contaminem sua vida e suas relações.
A partir deste momento, tome a decisão de não permitir que essa mentira ou essa pessoa continue fazendo parte da sua vida cotidiana. Afaste-se de tudo o que rouba sua paz, e proteja seu bem-estar emocional e mental. Ao identificar e eliminar essas mentiras, você reconquista o equilíbrio e preserva sua tranquilidade interior.
Peça a Deus, e reconheça n’Ele a fonte de toda a verdade que pode lhe ajudar nessa batalha pela sua mente e espírito, onde, no final, você vencerá com o prêmio da paz e harmonia.
Faça um pacto com a verdade e não permita, de modo algum, que a mentira lhe atinja, roubando sua tranquilidade.
Tornar a verdade uma constante em nossas vidas pode ser um processo demorado e complexo que exige determinação. Não existe solução fácil para quem realmente deseja viver livre da mentira; para ter uma vida repleta de paz, alegria e satisfação, é necessário, antes de tudo, viver a verdade.
Que Deus abençoe sua vida e que você possa viver a verdade —não a verdade subjetiva e parcial dos homens, mas a que provém da parte de Deus!
https://www.instagram.com/nelson_j_filho/
Nelson Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário