domingo, 20 de maio de 2018

Deus muda Seus planos?















Conversando com minha mãe a respeito de que ela cria na possibilidade de Deus  salvar a quem Ele não planejou, (minha mãe se preocupa e até chora muito por isso) então lembrei me de um texto onde o rei Ezequias orou e sua morte certa se estendeu em vida por mais 15 anos depois de uma oração:

"Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos" (Isaias 38:1-5).

Notem no texto que a morte de Ezequias já estava decretada, era apenas uma questão de tempo; de Ezequias colocar sua casa em ordem para que Deus o levasse. O rei então orou e clamou a Deus e a coisa mais improvável  e surpreendente aconteceu, Deus lhe deu mais  15 anos de vida!

Independente do que eu aprendi com a teologia a respeito do conceito em que Deus é imutável, gosto sempre de pensar  na possibilidade de que nossas orações podem mudar o destino que Deus escolheu para nós.
“Como assim?”
Bem, estabelecer um conceito teológico (humano) fechado e colocar Deus dentro dele, é como tentar coloca-Lo em uma caixa e lhe dizer; “O Senhor não pode fazer determinada coisa porque a teologia diz que não pode.” 
Esse pensamento é no mínimo estapafúrdio...
Quem somos nós para entendermos 100% a mente e planos de Deus? Nossas mentes racionais são demasiadamente medíocres e pequenas em compreensão para entendermos onde Ele quer nos levar e nenhuma teologia pode explicar isso.

Deus havia decretado a morte de Ezequias e mesmo assim lhe deu mais 15 anos, houve no texto “uma mudança” na vontade sempre soberana de Deus gerada pela oração de Ezequias.

Poderia ficar conjecturando e dizer que isto está na Bíblia apenas para que servisse de exemplo para buscarmos Deus em oração, que Ele já sabia que Ezequias iria orar; que já estava tudo programado para Ezequias viver mais 15 anos, etc, etc....

Sim é fato, porém creio que Deus nos deu promessas para que as busquemos em oração. Ou então por que então Deus nos deu as promessas?  

Independentemente se está tudo definido, (pessoalmente creio que sim) vejo as promessas como uma oportunidade de buscarmos uma “mudança dos planos” de Deus em nosso favor ou a favor de nossos pedidos. 

Será que Deus não gostaria de  atender nossas orações baseadas em Suas promessas e mudar nossos destinos, inclusive o mais importante entre tantas outras coisas; dando salvação a outros por quais nós rogamos?
Pense nisso!

Que Deus nos abençoe!

sábado, 19 de maio de 2018

Por que nossas orações não são respondidas?





Sim é verdade, todos nós cristãos temos orações que não são respondidas, pelo menos de imediato ou no tempo em que gostaríamos.
Quem não gostaria de ter todas as suas orações e pedidos respondidos por Deus, e o melhor em nosso tempo?
Por mais que você se dedique incessantemente a buscar uma resposta a uma oração, por muitas vezes ela não chega. 
Quantas vezes após orar antes de dormir eu literalmente virei a noite “fritando na cama”  (virando de um lado para o outro) orando em pensamento e nada adiantou? Nesse caso até houve perseverança de minha parte, mas  não era o tempo de Deus para a resposta.
Se analisarmos friamente, de certa forma a oração não respondida nos aproxima de Deus em perseverança, nos fortalece a fé pois cada vez que buscamos a Deus, buscamos porque temos a esperança de que Ele nos atenderá.

Muitos dizem: “Eu não tenho fé”. Mas buscam a Deus em oração, a essas pessoas eu diria: Claro que você tem fé, se não tivesse não estaria buscando a Deus, e o melhor, ao Deus verdadeiro!
Sim porque a fé é inerente ao ser humano, é possível ter fé até um deus de barro, de papel, uma estátua muda e surda  que não pode nos ouvir.

O homem tem a busca de descobrir o sentido da vida, então aplica sua fé em forma de esperança em qualquer coisa que possa dar sentido a as suas indagações.
Quando aplicamos nossa mesmo que pequena fé no Grande Deus verdadeiro, o nosso mundo espiritual pessoal começa a ser modificado.

Então eu quero dizer na maioria das vezes o problema de nossas orações não serem atendidas, não está em nossa falta de fé mas de onde aplicamos nossa fé.
Por exemplo; Se eu aplicar a fé em minha resistência física em orar, estou colocando a fé na força de meu corpo ser perseverante, aguentar várias horas orando, e não aplicando a fé em Deus, nesse caso eu tenho fé em mim mesmo, ou fé na fé!
A perseverança em insistir na presença de Deus deve ser combinada com a certeza que existe uma comunicação com Ele, mesmo fique em silencio você tem a certeza de que Ele está te ouvindo.

Supondo então que agora  já não temos duvidas que possuamos pelo menos um pouco de fé e que ela esteja sendo  esteja sendo aplicada no Deus verdadeiro, e que possuímos alguma perseverança em permanecer  diante de Deus, quais seriam os outros impedimentos para que nossas orações não sejam atendidas?

Oramos pelas coisas erradas:
“Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”
.(Tg 4:2,3)

Interessante, primeiro Tiago diz que não pedimos e logo após ele diz que se pedimos, pedimos mal para gastarmos com nossos deleites.

É um fato, no geral pedimos muito mal: “Senhor me dá saúde, quero pular carnaval ano que vem!” Exagerei, né?
Essa é um pouco menos forçada: “Me faça ficar rico para ajudar os pobres!”
“Me transforme em um homem espiritual pois quero ser promovido no ministério!”
 Fico imaginando os tipos de orações que Deus deve ouvir todos os dias, ainda bem que Ele Deus, porque se fosse  homem como nós perderia a paciência rapidinho, principalmente se a pessoa for perseverante na oração, rsrsrsrsrs. Usei exemplos toscos, esdrúxulos, mas olhem; devem haver muitas pessoas fazendo tais pedidos.

Pedir mal, ou pedir coisas boas e licitas com a motivação errada impede que Deus atenda nossas orações. O pior é tentar esconder a intenção do coração a Deus quando se faz um pedido destes, como se Deus pudesse ser enganado ou não estivesse vendo nossas intenções.

Também é bastante claro  que muitas pessoas fazem pedidos que Deus não  atende porque estão sendo ensinadas erradas nessas igrejas pregadoras de prosperidade.
A pessoa “aprende” que Deus dá tudo o que pedimos, ou que tudo é licito pedir. Assistem encenações teatrais que não correspondem a realidade do que é ensinado no NT e acabam crendo que aquilo tudo é verdade.  Essas “igrejas” ensinam que Deus está ai para nos servir e não ao contrário, os fieis acabam entrando nessa de pode usar o poder da oração para satisfazer todos os seus desejos. Muitas  destas pessoas são simples, sem maldade,  acabam sendo manipuladas por esses lobos até o dia em que desistem do “evangelho” e do “deus” que não atendeu suas expectativas.

Devemos orar segundo a vontade de Deus, especificamente pelo que precisamos:
E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.
(I Jo 5:14,15) Orar segundo a vontade de Deus é orar de acordo com ao que está expresso na Bíblia. Conhecer bem a Palavra e sua aplicação  é um grande passo para orar em conformidade com o desejo do Pai.

 Essa é uma parte que todo cristão tem que trabalhar, confesso que muitas vezes não tenho sabedoria suficiente para discernir se estou ou não orando de acordo com a vontade de Deus, mesmo que meu desejo seja licito, a tendência natural do ser humano  é sempre orar de acordo com sua vontade.

Reconhecer a resposta de Deus

Mesmo que  um pedido de oração seja legítimo,por motivos que dependem apenas de Deus ele poderá não ser atendido. Por exemplo: estou na igreja "A" e a igreja "B" precisa de mim  ajudando no trabalho, oro a Deus buscando respostas e nada acontece. Simplesmente pode ser que a vontade de Deus seja que eu permaneça onde estou pelos motivos que só Ele conheça hoje. Poderei mais adiante eu saber porque Deus me manteve ali na igreja "A" naquele momento. Nesse ponto entra a sabedoria de reconhecer com fé a não resposta como uma resposta da parte de Deus.



A oração não respondida nos leva a reflexão:

Em alguns casos a oração não respondida pode ser um dos meios que Deus utiliza para nos levar a reflexão do caminho que estamos trilhando. Não necessariamente significa pecado, mas pode significar que o caminho escolhido nos afasta do desejo que Deus tem para nós. Mais uma vez, mesmo que o desejo seja licito, se não foi o a caminho que Deus traçou  pode exigir uma reflexão de que ponto estamos em relação a vontade de Deus.



“A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua. Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá;” ( Salmos 66:17-18)

Em outros casos uma purificação pode ser necessária, um pecado ser confessado e abandonado com uma comunhão restabelecida em duas vias, você ora e tem a certeza que Deus está ouvindo.



Nada é tão surpreendentemente bom quanto ter uma oração respondida e existem promessas maravilhosas na Bíblia do que Deus pode  concretizar se estamos com Ele em comunhão; se crescemos no conhecimento e sabedoria, sabemos como achegarmos a Ele e podemos orar com confiança que pedimos segundo Sua vontade.

É um processo que pode até parecer complicado, mas que torna se simples quando nos abrimos a Ele e clamamos por entendimento de Sua vontade e sem resistência nos colocamos em Suas mãos.



Que o Senhor nos dê entendimento e paz!

Nelson Filho

sexta-feira, 18 de maio de 2018

O centro da vontade de Deus (E a resposta que eu preciso)

Da maneira como eu vejo, essa “força de expressão” muitas vezes usadas por homens de Deus, realmente não indica um lugar físico tipo um alvo de arco e flecha que ilustra esta postagem. Também não é onde você chega caminhando, de carro ou está em lugar, uma convenção, grupo de oração, na igreja, ou seja, não é um lugar em que possa se estar em algumas ocasiões, um lugar que você alcança por fazer determinadas coisas na obra de Deus. 
Não,  não é assim que se encontra o centro da vontade de Deus, mas sim em um firme posicionamento e disposição especifico de obedecer a Deus.
Esse posicionamento após estabelecido se fortalecerá apenas se estiver em comunhão completa e constante com Ele. É preciso         dispor-se firmemente  a isso, sujeitar-se, entregar-se a Ele pela fé.

Acredito que seria mais fácil compreender se alguém te dissesse simplesmente: “Obedeça a Deus!”
Devido ao tom imperativo da frase, faz com que ela soe mais como um mandamento podendo surtir menos efeito direto ao ouvinte, haja visto que os mandamentos e chamados a obediência a Deus temos muitos exemplos, mas “estar no centro da vontade de Deus” não existe na Bíblia.
Deste modo e de maneira bem simples de compreender; o centro da vontade de Deus é qualquer lugar onde você cumpre a vontade de Deus em Jesus.

Em João 15  Jesus diz; “Vos sois meus amigos se fazeis o que eu mando”.
Tornamos nos amigos de Jesus se fazemos o que Ele manda, se cumprimos a Sua vontade.
Todo aquele que cumpre a vontade de Deus já  está “no centro” de Sua vontade, então nossa única preocupação quando procuramos o centro da vontade de Deus deve ser:  “Farei a vontade de Deus!”

Ótimo, compreendemos assim o que é estar dentro da vontade de Deus ou no centro de Sua vontade!
Nesse momento surge outra questão:  Qual é a vontade de Deus para nós?
Bom, poderíamos dividir essa resposta em três partes;

1- A vontade universal de Deus em que Ele deseja que todos os homens sejam salvos:
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta:  Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” ( Jo 6:40 ).  Ou: “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade”. ( 1Tm 2:4 )

Se você chegou até aqui e tem Jesus como seu Salvador pessoal, então  já faz parte da vontade de Deus no que se refere a salvação, Glória a Deus por isto! Por outro lado se não O tem ainda em sua vida; então você deve saber agora que Deus tem um desejo especial para que Jesus possa te purificar de todo o pecado e que você possa viver uma vida abundante nEle.

2- A vontade de Deus para os salvos:
“Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus”. ( 1Pe 4:2 ):

“Admoesto te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador. Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade”. ( 1Tm 2:4 ).

 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. ( Rm 12:2 ).

Sim, você é salvo e em linhas gerais; de um modo bastante simples na compreensão: Deus tem um plano especial para nós dentro de Sua vontade. Ele estabeleceu princípios e preceitos aos quais fazendo uso destes, nossa vida espiritual possa crescer em graça, sabedoria, entendimento pleno, conhecimento da verdade e com isso poder experimentar a boa agradável e perfeita vontade de Dele! 
                                                                                                                                            
Bom, com certeza você deve estar se/me perguntando; e qual é a vontade especifica de Deus para minha vida? 
Essa questão eu não posso te responder,  pois a vontade de Deus especifica é diferente  para todos os homens, da mesma maneira em que as respostas de Deus podem vir de formas variadas e diversas para diferentes pessoas, não existe fórmula mágica,  entretanto posso te dar alguns indícios de onde você conseguirá estas respostas;

Pergunte diretamente a Deus em oração, mas espere a resposta:
"Ouve, Senhor, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me" "Meu coração disse para ti. Buscarei, pois, Senhor, a tua presença." (27:7-8).  “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento”. (Tiago 1.5-6)
Um pequeno detalhe; Quando você pergunta alguma coisa para Deus em oração, em seu quarto ou em qualquer lugar que seja, você simplesmente faz um monte de perguntas e fica um pouquinho em sua presença ? Ou acaba rápido a oração e sai logo de seu quarto? Embora não haja nenhuma garantia que Deus vá te responder enquanto você espera em Sua presença Santa, estar com Ele é prazeroso, abranda sua alma, te enche de paz e “abre” seu entendimento para que você busque o segundo meio de buscar as respostas para que você precisa:

Leia e estude  a Bíblia:
Leia mas sem tentar encontrar uma resposta em um versículo especifico, apenas leia, clamando ao Espírito que comunique a Sua verdade e lhe dê entendimento para compreender o que é necessário. Não deixe de aplicar aquilo que você aprende. Abrir aleatoriamente a Bíblia, não é uma boa maneira de obter respostas. O Novo Testamento é um excelente lugar para começar a buscar respostas as questões inquietantes que temos em nossas vidas.  Estude  diariamente meditando no que aquilo quer dizer no texto, tente transportar para sua vida; se você se encontra naquela situação e se diante do que está exposto existe alguma aplicação prática na sua vida.

Comunhão:
Em outro texto deste blog  Desigrejado mas servindo a Deus (Será?) eu relacionei a comunhão entre outras coisas como algo imprescindível para que nós crentes possamos crescer em graça, conhecimento, cultivarmos o amor e o serviço ao corpo. Eu não poderia deixar de dizer que Deus também nos fala através de irmãos e irmãs, homens e mulheres sérios, maduros na fé interessados nos bens dos irmãos. Deus proveu para sua Igreja homens prudentes, com sabedoria, discernimento e com o propósito  de edificar a vida de muitos irmãos.
Confessarmos nossos pecados, dividirmos nossas angustias, darmos graças juntamente com nossos irmãos, nos abre uma oportunidade de receber respostas que muitas vezes não conseguimos encontrar sozinhos.
Você vai em uma reunião onde um irmão te conta uma experiência ou vivencia que fala diretamente ao seu coração, mesmo que ele não saiba o que você  está passando. Isto é Deus agindo através da vida do outro.

Eu consegui  respostas desta maneira, talvez Deus também possa te responder assim, não sei, é Ele quem decide a forma e o tempo da resposta. Pode ser rápida, ou demorada, o tempo de Deus não é nosso tempo.
A única certeza que eu tenho é que se você buscar de todo seu coração encontrará todas as respostas as suas indagações para uma vida plena e cheia de seu Espírito.

Que Deus abençoe todos nós !




quarta-feira, 16 de maio de 2018

Desigrejado mas servindo a Deus


O termo "desigrejado" possui duas conotações: a que parte das denominações e pastores que acreditam deter a verdade e rotulam pejorativamente aqueles que pensam diferente de sua denominação (que, segundo eles, está 100% correta segundo a Bíblia); e também a da própria pessoa que, orgulhosamente, se declara "desigrejada". Vamos analisar:

IGREJA BÍBLICA
“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos num só lugar. De repente, veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. Havia em Jerusalém judeus tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas e, juntos, participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.” (Bíblia - Atos 2)

Na verdade, tanto os que se dizem desigrejados quanto os pastores que rotulam pessoas como desigrejadas, muitas vezes, não compreendem o verdadeiro significado de igreja, que é o conjunto de crentes, o corpo de Cristo, a assembleia dos salvos por Deus por meio de Jesus. A igreja não é apenas uma placa, denominação, prédio, instituição ou organização religiosa, onde se reúnem pessoas.

O significado e a compreensão de igreja se perderam com o passar do tempo. O termo foi associado apenas a um local físico, a uma denominação, quando, na verdade, a Igreja definitivamente não é sinônimo de denominação.

"Não vou à igreja porque ela está toda errada." Isso é uma verdade parcial. Muitas "igrejas" (prédios, denominações e assembleias) são verdadeiros clubes sociais, casas de câmbio, e até matadouros de ovelhas. Alguns pastores, que deveriam ser exemplos, são lobos em pele de cordeiro, adúlteros da Palavra e trapaceiros. Tudo isso é verdade, infelizmente. Mas também é verdade que ainda existem igrejas locais que pregam a Palavra de Deus, independentemente de serem uma denominação, instituição ou grupos que se reúnem em nome de Cristo para compartilhar a Palavra e a comunhão.

Porém, com o tempo, formou-se uma horda de cristãos nômades, que, mesmo sendo sérios em suas convicções, se autodenominam "desigrejados", rejeitando até mesmo as poucas igrejas sérias que ainda existem.

Se analisarmos o termo "igreja", a palavra "desigrejado" até poderia fazer algum sentido. Afinal, a palavra grega ekklesia é composta por dois radicais: ek, que significa "para fora", e klesia, que significa "chamados", ou seja, a igreja fora do templo. No entanto, ekklesia também significa "assembleia" ou "reunião". Dessa forma, igreja não pode ser caracterizada apenas como algo fora de um templo físico; para ser uma igreja, é necessário haver uma reunião de pessoas.

Igreja, então, é o ajuntamento de crentes em Jesus, reunidos em Seu nome, independentemente do local ou do nome dado a esse local, pois Jesus sacrificou-se pelas pessoas, não por um templo ou denominação.

Nesse contexto, o desigrejado é alguém que está fora da reunião, fora da assembleia, que não participa do ajuntamento dos santos, conhecido como igreja local — muitas vezes associada a um espaço físico com um nome denominacional. Muitos desigrejados (embora não todos) estão não apenas fora do templo, mas também fora do corpo de Cristo. Eles enxergam a igreja apenas como um local e não como uma assembleia, um ajuntamento de cristãos.

A igreja tem o sentido de corpo, não de templo. Se eu sou um crente, não posso ser "desigrejado", mesmo que não frequente um templo pois, nesse caso, eu estaria fora do corpo de Cristo.

Denominação - As críticas geralmente são dirigidas à "igreja instituição". De fato, os apóstolos não nos deixaram uma igreja institucionalizada, com templos, liturgias, governos próprios, grupos de louvor, entre outros. É verdade também que muitas igrejas locais falham em pontos básicos como corrupção, enriquecimento de líderes e escândalos. Isso pode levar à tendência de "desigrejar-se". Existe uma mistura de autossuficiência e independência em muitos que rejeitam a igreja institucional.

Vale refletir: me converti por meio de um trabalho de evangelismo Batista. Entrei num teatro onde eles cantavam, ouvi as músicas, li um folheto em casa, fiz uma oração e me entreguei a Jesus. Sem nenhum tipo de acompanhamento, fui para um grupo de cristãos que não sabiam que eram igreja. Não havia batismo, partilha do pão, e não se viam como membros do corpo de Cristo. Isso gerou muitas dúvidas em mim, que demoraram anos para serem resolvidas. Com o tempo, descobri que muitas pessoas, em geral, não sabem o que é ser igreja.

Posteriormente, já membro de uma igreja local, vi-me desiludido com a corrupção e as falhas sistemáticas dessa instituição. Lutei contra as falhas do sistema até entender que, por mais difícil que fosse estar em uma igreja local com todos os seus problemas, era ainda mais difícil não estar em lugar nenhum, sem irmãos para congregar.

É difícil congregar fora de uma igreja institucionalizada, a menos que se encontre pessoas dispostas a reunir-se em nome de Jesus. Essa compreensão de igreja, como corpo de Cristo, é fundamental.

É biblicamente é difícil ser um cristão que quer crescer espiritualmente sem fazer parte do corpo de Cristo. O chamado é para amar a Deus e ao próximo, e isso se manifesta na participação ativa no corpo de Cristo. Mesmo que a igreja local esteja longe do ideal bíblico, devemos buscar a comunhão e o serviço junto a outros irmãos. Se, por algum motivo, não for possível congregar em uma igreja institucional pelos motivos antes citados, basta reunir-se com outros em nome de Jesus, pois ali também estará a igreja.

 Jesus não morreu por templos ou denominações, mas pelas pessoas. A salvação não está condicionada à frequência em um templo, mas sim ao sacrifício de Jesus Cristo. Contudo, participar do corpo de Cristo e viver em comunhão com os irmãos é parte essencial da vida cristã.

Entenda; igreja pode ser você, sua família, amigos, convidados, estranhos que se reúnem em nome de Jesus para cultuar o único Deus verdadeiro!

Se vc aceitou Jesus  esses chamamentos pejorativos por parte de pastores ou instituições não devem te abalar. O que importa mesmo é o que Deus pensa a seu respeito, o que os outros pensam não vale de nada!


Nelson Filho