terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O peso do fardo religioso.







 Esses dias vi uma imagem muito interessante e seria até cômica se não fosse triste... Era a imagem de um animal; um burrico que fora levantado ao ar pelo peso de uma carroça abarrotada de carga a qual ele puxava. Colocaram tanto peso na carroça que em dado momento, o peso superou ao do próprio animal e o mesmo foi levantado pela carga, agitando as pernas ao ar, que susto deve ter levado o burrico!
Não sei o que aconteceu depois, mas bem provavelmente o dono do animal quando viu que o bichinho não conseguiria puxar todo aquele peso, deve ter aliviado a carga para que pudessem seguir viagem, pois o bicho com as quatro pernas ao ar seria inútil e não poderia caminhar transportando suas mercadorias.

De igual forma nós seres humanos quando estamos com nossas cargas acima de nossos limites com um peso que não podemos suportar, também somos inadequados para caminhar.

Como poderemos nos livrar do fardo de uma vida atribulada, contando apenas com nossa vontade?

Quem de nós tem ideia do que seja um promissor futuro vivificante que nos aguarda sem cargas opressoras, se não temos ou não entendemos a graça de Deus para revelação espiritual da libertação que há em Cristo?

Mat. 23.2 "Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus.
3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.
4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los."


Infelizmente muitos de nós estamos sobrecarregados demais com tantas cargas que a vida nos impõe. Uma das saídas é buscarmos auxilio onde se pode achar e o primeiro local que nos vem a mente é a igreja. Com raras exceções quando buscamos auxilio espiritual em nossas igrejas locais, os homens ditos “santos” e a religiosidade de nossas instituições, nos colocam fardos e condicionantes insuportavelmente acima de nossas forças, sem que compreendamos o que está acontecendo...

Mais um dia se passa, mais uma semana, a vida segue,  chega a noite, hora de nosso descanso e estamos exaustos da nossa caminhada que parece nunca terminar, nosso fardo nos pesou na jornada diária e não temos alivio.
Estamos cansados a exaustão, fatigados, nossas mentes e membros pesam toneladas e ainda não encontramos o descanso espiritual que tanto necessitamos.

E o pior ainda está por vir,  pois depois de um certo tempo puxando tanta carga, buscamos ajuda e os crentes, pastores, que deveriam nos ajudar, colocam mais e mais peso em nossa carroça. O que acontece depois é que ela torna se um veículo desbalanceado e nossas pernas não alcançam o chão devido ao peso excessivo, somos lançados ao ar assim como aquele burrico.

Nesse momento não conseguimos mais caminhar e não conseguiremos enquanto não aliviarem nossa carga. Gritamos por socorro, balançamos nossas pernas, não podemos mais andar; triste servidão!

O fardo de nossas vidas atribuladas com tantos problemas soma se com as obrigações espirituais que muitas vezes a própria igreja nos impõe. Obrigações essas (contrárias a Graça) pela força, para levarmos uma vida "santa e aceitável", falsa, repleta de aparências e deveres para que Deus nos favoreça. Isto está nos paralisando. Não conseguimos mais andar, estamos sufocando, não conseguimos respirar e aproveitar o verdejante pasto que nos aguarda gratuitamente em Jesus. Onde está o Evangelho da Graça?

Algumas pessoas, pastores e lideres tem lhe dito: “ Você tem que fazer isso, aquilo e aquilo outro para que encontre a salvação e a paz!”
Ou ainda ameaças: “Se você não fizer isso ou aquilo no final você não será salvo"!
E para concluir e acabar de vez com suas esperanças, não raramente lhe dizem: “Seus problemas pessoais, financeiros, familiares e de saúde são frutos de suas atitudes pecaminosas.” E pra fechar com chave de ouro: "Você é infiel nos dízimos e ofertas, não será abençoado."

Eu quero te perguntar: Onde está a Graça nisto?

-O seu fardo é muito pesado?
-Você está realmente cansado?
-Se já não bastassem os problemas naturais de sua vida; pessoas tem lhe colocado fardos impossíveis de serem transportados?
-Não tem encontrado auxilio em sua igreja local?

Se esse é seu caso não se desespere, eu penso que existe uma saída para todos nós que somos atribulados pela vida e por  uma falsa religião que atrela pesos de toda sorte em nossas costas.

Jesus te diz:
“Vinde a mim vos que estais cansados e sobrecarregados eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo porque meu é suave e meu fardo é leve.”

Eis o convite especial e irrecusável, e eis o Senhor Jesus que retira o peso de suas costas seja ele qual for; criado pelo homem ou não.
O peso daquele pecado já foi removido, aquela culpa que não te deixam esquecer já foi perdoada, pois você se arrependeu confessou. Você já tem buscado o perdão de Jesus e mesmo assim ainda lhe dizem que você terá de fazer certas coisas e cumprir certos requisitos para alcançar a misericórdia de Deus, sobre esse problema, Jesus também pode tomar o controle.

O jugo de Jesus é leve e seu convite é para que você possa depositar nEle a culpa de seu pecado, que você possa encontrar nEle descanso para sua alma, para que você possa tomar nEle a posse da vida eterna.

Não perca essa oportunidade, não se deixe enganar pelo "anti-evangelho", aceite já o convite e a Graça de Jesus, e principalmente não se preocupe de onde você tirará força para resistir e conseguir levar adiante as mudanças em sua vida, pois essa força virá única e exclusivamente dEle, basta você aceita-la, é de graça, não paga nada!

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". Hb11:6

Creia em Jesus, mesmo que com uma fé pequena, busque-O, não importa o tamanho de sua fé, o que importa mais é uma fé pequena em um Deus grande e verdadeiro.
Livre-se do falso entendimento e ensinamentos que lhe afastam de Deus e da verdadeiras soluções de seu problemas, leia a Bíblia e peça ao Espírito Santo que lhe oriente em sua caminhada.


O seu fardo só é pesado se for você quem o carrega! Jesus está lhe oferecendo uma ajuda para carregar esse peso que será infinitamente mais leve com a ajuda dele!

"Bendito seja o Senhor, Deus, nosso Salvador, que a cada dia suporta nossas cargas" Salmos 68:19


Que Deus abençoe a todos nós e não permita a cegueira por falso entendimento!

2 comentários:

  1. Excelente texto! Muito bem colocado com relação ao sobre peso, jugo que os 'lideres' religiosos destes tempos andam colocando sob as pessoas...(Ufa!)

    Que o Eterno Deus continue lhe abençoando!

    Graça, paz e bem!
    Bj

    *Parabéns pelo blog Nelson... muito bons textos logo de inicio!

    ResponderExcluir
  2. Está no imaginário coletivo de muitos cristãos no Brasil ,a questão das obras ,componente muito importante dentro E FORA do pentecostalismo e suas ramificações e não que no céu será aberto o Livro das obras,há um caminho muito delicado aí,pois se possível querem suplantarem o fardo leve que Jesus nos oferece ,por trabalhos a serem expostos. Cantam-se nos púlpitos e aplaudem,dançam-se e aplaudem, uma visão antropocêntrica ,se o crente não tem N cargos ou funções ele é tido como um crente domingueiro,nunca subirá na hierarquia dos templos pentecostais,de obreiro não passará,salvo se ele tiver um excelente dízimo,poderá ser levado rapidamente a presbítero.

    Ou seja: Faz-se e cresce,cresce com títulos porém digo sem medo de errar,essas pessoas passam a ter um relacionamento com Deus muito fraco e já teria que ser o contrário,devocional ,leitura bíblica e meditação no que o Espírito Santo de Deus está falando
    Passam batido,daí o líder que está em evidência no meio eclesiástico não é exemplo de funcionário,de pai/mãe.Por que? Porque a cabeça anda a mil por tantos afazeres e não consegue desfrutar em Deus da sua graça.
    Charles Swindoll tem um livro que diz: A Noiva de Cristo ( renovando a paixão pela Igreja ),ele faz a classificação da Igreja em vários aspectos : Corpo,catedral,tabernáculo,fantasma,burro de carga,cavalo de corrida,mula e a contagiante.Recomendo a obra o mesmo faz um link com o excelente texto do Nelson.

    ResponderExcluir